<$BlogRSDUrl$>

domingo, novembro 25, 2007

MAQUETA|"Finjo a fazer de conta feito peixe : avião" - peixe : avião


Fingir para quê?
Felizmente, são cada vez mais aqueles que assumindo naturais influências, arrepiam caminho rumo a uma desejada singularidade - sentida. Parei para ouvir peixe : avião; sim, não é bicho, não é máquina, é apenas uma nova e feliz experiência musical. Ainda amparada por algumas das suas referências, peixe : avião é já uma belíssima ideia.
Primeira gravação da banda bracarense, "Finjo a fazer de conta feito peixe : avião" é muito mais do que um simples fazer de conta. É já uma realidade palpável e construída com inteligência, aquela que se extrai da audição da primeira maqueta dos peixe : avião (André Covas - guitarras e sintetizador; Luís Fernandes - guitarras e electrónica; Pedro Oliveira - bateria e percussão; Ronaldo Fonseca - voz e sintetizador e Zé Figueiredo - baixo e mellotron). Há dias, dizia por aqui que o som dos peixe : avião esvoaçava pelo ar com uma vagueante e melancólica sonoridade; hoje, fruída que foi toda a maqueta, a visão é total, completa e deixa-nos aquele arrepio, impregnado pelo sabor das coisas novas. Ancorado pelo magnetismo das guitarra e da sintetização - e de uma voz com personalidade, é a cuidada poesia e sua forma de expressão, que fazem os peixe : avião ganhar parte da sua unicidade. "Finjo a fazer de conta feito peixe : avião" foi pensado em e para ser cantado em português. Diferente. De um espírito indie revelado por alguma serenidade, esta é uma maqueta com um pulsar forte, capaz de fazer vingar uma sonoridade assim, simples e directa. Tudo vive numa diáfana estrutura rítmica, que se mantém coerente, faixa após faixa; até misteriosa...e pensando que isto é apenas um começo.
"Finjo a fazer de conta feito peixe : avião" é uma belíssima maqueta. Isso, maqueta. E é isso que é mais extraordinário ainda; imaginar até onde poderão ir os peixe : avião. Para já, ficam como uma das grandes sensações de 2007.
Não é preciso fingir; peixe : avião é mesmo para ouvir.

som Ouvir a maqueta "Finjo a Fazer de Conta Feito peixe : avião".

capa de Neuropathology
"Finjo a Fazer de Conta Feito peixe : avião" - peixe : avião (2007)

01 atiro ao alvo
02 pontas soltas
03 tirar e voltar a dar
04 interlúdio
05 mar capelo
06 sabujo

tipo Indie
e-mail peixeaviao@gmail.com

Etiquetas: ,

ARQUIVO

This page is powered by Blogger. Isn't yours?