Avançar para o conteúdo principal

SINGLES & EP'S|"Manifesto Anormal do Fundamento" - Indignu



As coisas que o tempo faz; não só o tempo mas a convicção, a perseverança, enfim, a vontade. Os Indignu estão em crescimento e andam de novo por aqui. Grupo barcelense formado em 2003, hoje, composto por Xiko (voz), Afonso Dorido (guitarra), Matthew (baixo), Jimmy (gitarra) e Ketas (bateria), os Indignu lançaram já este ano o seu EP "Manifesto Anormal do Fundamento", um disco com sete temas e produção de José Arantes.
Genericamente, em "Manifesto Anormal do Fundamento", não é só uma alma nova que se ouve, é mais do que isso. São vários os indícios que orientam o som dos Indignu para um patamar de qualidade mais elevado; muito mais consistente no seu todo e muito mais coerente com os novos tempos. Assente cada vez mais num trabalho apurado das guitarras - sem esquecer o posicionamento da secção rítmica, o rock dos Indignu, no seu campo instrumental, está hoje cada vez mais enredado por um desejo pós-rock - baloiçando a espaços entre o passado e o presente. São as guitarras que nos prendem, é alguma da fantasia eléctrica ouvida que nos atrai. "Enquanto Assim For", é bem a expressão dessa nova e interessante faceta do quinteto de Barcelos - a preferida por aqui. Num outro sentido, a voz de Xiko - melhor que em anteriores registos, parece ainda algo presa a uma colocação típica das ideias anteriores da banda. Se é ela que por um lado até diferencia a arte do grupo - o timbre que dá cor à língua e à temática dos Indignu, por outro lado, também é ela que por momentos ainda prende os Indignu a um passado menos singular.
Se a busca de uma sonoridade própria, mais evoluída e ainda não terminada, é hoje um ponto essencial de evolução nos Indignu, já a forte intenção polítíco-social das suas letras, são hoje já um ponto assente. E bem. Cantadas em português, as letras dos Indignu têm sempre algo a dizer, algo que se funda inevitavelmente no que de negativo tem a triste sociedade consumista que nos envolve.
Talvez por tudo isto - mas não só, "Manifesto Anormal do Fundamento" é a declaração pública de um rock sério, marcado por um forte activismo social e a busca de uma sonoridade própria - que já esteve bem mais longe.

som Ouvir alguns destes sons no MySpace dos Indignu
.
capa de Manifesto Anormal do Fundamento
"Manifesto Anormal do Fundamento" - Indignu (Edição de Autor, 2007)

01 Alma Nova
02 S. Sebastian
03 Enquanto Assim For...
04 Pôr A Nu
05 Apartamentos de Luxo & Rebuçados
06 Ecos de Dor Boiando Nos Céus
07 Raiva( Silêncio do Escuro)

tipo Rock
sítio indignu.blogspot.com
sítio palcoprincipal.clix.pt/indignu

Mensagens populares deste blogue

NETLABELS|"Revisitado (com Voz)" - Clorofilia Azul

Mais novidades Test Tube... Hoje é Hugo Santos e o seu projecto Clorofilia Azul. Primeiro de um conjunto de dois volumes a editar pela Test Tube, neste, Hugo Santos revisita a sua obra (2000-2004) com temas onde a palavra é um elemento presente; o segundo será apenas instrumental (ambos com selecção de Pedro Leitão e Hugo Santos). A palavra e a mensagem. Para além da electrónica forte, batida, é a voz de Hugo Santos e o muito sampling, diversificado, curioso em alguns casos - confiram vocês mesmos, que torna invulgar parte da arte deste "Revisitado (com Voz)". São 12 faixas a experimentar, já! > Fonte: Test Tube Download de "Revisitado (com Voz)" . "Revisitado (com Voz)" - Clorofilia Azul (Test Tube, 2007) Electrónica/Experimental testtube.monocromatica.com

EM CARTAZ|Dixie Boys...

...com os espanhóis Ultracuerpos. Ouvir alguns sons dos Dixie Boys . www.audienciazero.org/eixo www.myspace.com/barcoportorio

CASSETE|"Changing on a Time Frame" - Sadcow

Sinfonias que vêm da Trofa... ...chama-se Sadcow e eram formados por Braços (voz e guitarra), Secundino (guitarra), Pai Caveja (baixo) e Guétó (bateria) - com Lia como convidada em "Question"). A demotape chama-se "Changing on a Time Frame" e é uma versão promocional de 1995 lançada pela Independent Records; inclui os temas "It's Just Me", "Million Bucks Nonsense", "Question" e "Ride On You". A produção é de Luís de Barros. Download de "Changing on a Time Frame" . "Changing on a Time Frame" - Sadcow (1995) www.sinfonias.org