Avançar para o conteúdo principal

SINGLES & EP'S|"Manifesto Anormal do Fundamento" - Indignu



As coisas que o tempo faz; não só o tempo mas a convicção, a perseverança, enfim, a vontade. Os Indignu estão em crescimento e andam de novo por aqui. Grupo barcelense formado em 2003, hoje, composto por Xiko (voz), Afonso Dorido (guitarra), Matthew (baixo), Jimmy (gitarra) e Ketas (bateria), os Indignu lançaram já este ano o seu EP "Manifesto Anormal do Fundamento", um disco com sete temas e produção de José Arantes.
Genericamente, em "Manifesto Anormal do Fundamento", não é só uma alma nova que se ouve, é mais do que isso. São vários os indícios que orientam o som dos Indignu para um patamar de qualidade mais elevado; muito mais consistente no seu todo e muito mais coerente com os novos tempos. Assente cada vez mais num trabalho apurado das guitarras - sem esquecer o posicionamento da secção rítmica, o rock dos Indignu, no seu campo instrumental, está hoje cada vez mais enredado por um desejo pós-rock - baloiçando a espaços entre o passado e o presente. São as guitarras que nos prendem, é alguma da fantasia eléctrica ouvida que nos atrai. "Enquanto Assim For", é bem a expressão dessa nova e interessante faceta do quinteto de Barcelos - a preferida por aqui. Num outro sentido, a voz de Xiko - melhor que em anteriores registos, parece ainda algo presa a uma colocação típica das ideias anteriores da banda. Se é ela que por um lado até diferencia a arte do grupo - o timbre que dá cor à língua e à temática dos Indignu, por outro lado, também é ela que por momentos ainda prende os Indignu a um passado menos singular.
Se a busca de uma sonoridade própria, mais evoluída e ainda não terminada, é hoje um ponto essencial de evolução nos Indignu, já a forte intenção polítíco-social das suas letras, são hoje já um ponto assente. E bem. Cantadas em português, as letras dos Indignu têm sempre algo a dizer, algo que se funda inevitavelmente no que de negativo tem a triste sociedade consumista que nos envolve.
Talvez por tudo isto - mas não só, "Manifesto Anormal do Fundamento" é a declaração pública de um rock sério, marcado por um forte activismo social e a busca de uma sonoridade própria - que já esteve bem mais longe.

som Ouvir alguns destes sons no MySpace dos Indignu
.
capa de Manifesto Anormal do Fundamento
"Manifesto Anormal do Fundamento" - Indignu (Edição de Autor, 2007)

01 Alma Nova
02 S. Sebastian
03 Enquanto Assim For...
04 Pôr A Nu
05 Apartamentos de Luxo & Rebuçados
06 Ecos de Dor Boiando Nos Céus
07 Raiva( Silêncio do Escuro)

tipo Rock
sítio indignu.blogspot.com
sítio palcoprincipal.clix.pt/indignu

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas