Avançar para o conteúdo principal

MAQUETA|"demo 2006" - Thermidor


Thermidor é uma experiência audiovisual iniciada ao vivo em Agosto de 2005.
Esta é uma experiência feita de muita imaginação, de um apelo a um ideal e longínquo mundo, inventado...J.Oliveira compõe, mistura e produz; J.Oliveira é Thermidor...
A maqueta "demo 2006" é uma grande experiência. Elevadora. Tudo começa com "Eclesiastes", pouco depois, ao som do velhinho faxmodem 56kb a ligação é feita e a viagem mental inicia-se. Ao longe, uma voz mecanizada debita uma avé maria cheia de graça para uma plateia robotizada...assim se imagina...é apenas o início de uma viagem interplanetária, feita de idas e regressos, constantes. A nave levanta voo e segue pelo espaço fora - pelo espaço da imaginação. A electrónica ambiental de Thermidor é uma experiência sereníssima, equilibrada, feita com um extraordinário bom gosto na forma como mistura sons, vozes e uma electrónica paisagística criadora de ambientes em crescente densidade interna. É também ela marcada por vozes coladas que trespassam, primeiro pelo início desta viagem, depois, pelo resto do roteiro...para o fim, há ainda em "Eclesiastes" um classicismo absorvente. Absolutamente. O melhor tema da maqueta, "Eclesiastes" ilustra na perfeição o seu todo.
O roteiro continua numa rebentação costeira, calcada pela mesma intensidade da primeira, planante por um mar ora mais calmo ora mais revolto, nunca o suficiente para nos oprimir.
As vozes andam por lá, rascunhos, espaçadas, perdidas pelo ar, qual estranhas criaturas que parecem trocar palavras que ninguém absorve...não são palavras são esguichos electro, outra vez a marcar o ambiente...o sino que toca a rebate, vai e volta...excelente. A rebate vai tocando enquanto o telefone toca...de uma profundidade ambiental extasiante, "demo 2006" impõe-se com facilidade, sem nunca precisar de se fazer notar pelo volume.
É uma viagem em contínuo feita de múltiplas formas, sons e imagens sobrepostas; as vozes que vêm e vão entre um vento suspirante, enquanto laivos progressivos aparecem e desaparecem, também, marcando o ambiente, ventoso, imagético, lunar, solar, etéreo eu sei lá. Há um pinga...pinga...pinga e solta-se novamente o som num cenário mais intenso, carregado e em crescendo, que parece querer terminar o ciclo com uma última mensagem: sejam muito bem vindos a bordo.
Pouco mais de 42 minutos é quanto dura esta intensa mas ao mesmo tempo serena experiência sonora...são quatro temas de uma serenidade estimulante. Uma viagem lá longe.
Excelente...

Ouvir 2 sons de "demo 2006".


"demo 2006" - Thermidor (2006)

01 Eclesiastes
02 Oceanus
03 Obituarium
04 Plenum Aquae

Ambiental/Electrónica
thermidor@walla.com

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas