Avançar para o conteúdo principal

RECORDAÇÕES|"The Fabulous Marceneiro" - Alfredo Marceneiro


"Que o fado pertence à história
Já não pode ser negado
E o Marceneiro é a glória
Mais portuguesa do fado"
(Silva Tavares)

Alfredo Rodrigo Duarte...ou o "Lulu" de outros tempos, longíquos.
Volta e meia, quase num movimento sagrado neste espaço, nada melhor que regressar aos grandes discos que fizeram a história do fado, que fizeram também eles a história da música em Portugal. Hoje, em volta de Alfredo Marceneiro, o grande pai do fado e da sua edição doFabuloso Alfredo Marceneiro, finalmente em alta-fidelidade. Aliás, a história é deliciosa: conta-se que a aversão de Marceneiro à maquinaria dos estúdios era tal, que o fadista cantou todos os fados de olhos fechados; melhor, não satisfeito, agarrou no lenço que sempre lhe afagava o pescoço e voltou a cantar todos os fados, agora de olhos vendados pelo lenço de sempre.
Alfredo Marceneiro era - ou é - a voz da tradição, da emoção, da capacidade de nos fazer fluir por entre as palavras debitadas por aquela voz seca, semi-rouca, longe da perfeição e tão perto da sedução. De timbre único, "The Fabulous Marceneiro" é assim como que uma espécie de imagem de marca do grande fadista, disco repleto de alguns dos seus melhores fados e finalmente gravado em boas condições técnicas para a época. "The Fabulous Marceneiro" é um dos discos mais importantes da história do fado.
Alfredo Marceneiro nasceu em Lisboa, em 1891 e viria a falecer com 91 anos de idade, na mesma Lisboa.

Para recordar "A Casa da Mariquinhas"


"The Fabulous Marceneiro" - Alfredo Marceneiro (1961/Valentim de Carvalho)

01 Senhora do Monte
02 Lembro-me de Ti
03 O Amor é Água que Corre
04 Mocita dos Caracóis
05 A Viela
06 Ironia
07 A Casa da Mariquinhas
08 Amor de Mãe
09 A Menina do Mirante
10 O Lenço
11 O Bêbedo Pintor
12 O Leilão

Fado
www.alfredomarceneiro.com

Mensagens populares deste blogue

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

BREVES|Primitive Reason apresentam "Cast the Way"

Chama-se "Cast the Way" e é o novo trabalho dos Primitve Reason. O novo EP, a lançar em 17 de Dezembro, numa edição limitada e exclusivamente na Internet, servirá para antecipar o novo álbum do grupo, a lançar durante o Verão de 2008. No line-up da banda, para além dos históricos Guillermo De Llera (voz e percussão), James Beja (baixo e voz) e Abel Beja (guitarra e voz), estão agora também Pepe de Souza (bateria) e Ricardo Barriga (guitarra). O single de avanço chama-se "The Reckoning Beneath" e já está em audição! Ouvir o novo single "The Reckoning Beneath" ; entre outros temas. "Cast the Way" - Primitive Reason (Kaminari Records, 2007) Metal/Reggae/Alternative www.primitivereason.com/

AVISOS À NAVEGAÇÃO|A trompa muda de casa

Não; a trompa não vai fechar portas. A trompa vai apenas mudar de casa, mudar de ares, rejuvenescer-se, agregar-se e ganhar nome próprio. Esperem por novidades depois da meia-noite!