Avançar para o conteúdo principal

OLHARES|"Rude Bwoy Stand" - Bezegol



É um disco daqueles...à primeira não nos toca; à segunda já coça e à terceira não nos larga.
Álbum de estreia do matarroês Bezegol, "Rude Bwoy Stand" é uma agradável surpresa. Uma interessante experiência sonora, desde logo pela vibração que trespassa pelas 15 faixas do disco - incluindo o tema bónus, interpretado pelos seus MatoZoo.
Alicerçado na experiência de Bezegol como MC, DJ e produtor, "Rude Bwoy Stand" não deixa cair nenhum dos seus capítulos nas malhas de uma banalidade repetitiva. Faz por isso e com competência. Centrado num eixo que viaja do reggae ao hip-hop, sempre mais centrado no primeiro, Bezegol não deixa nunca de espreitar e explorar novos objectos, como é o caso da guitarra portuguesa de Aires no tema "Let Them Know!" - Excelente. Na verdade, é com o reggae que Bezegol se afirma, concludentemente, oferecendo-nos temas como "Rude Bwoy Stand" ou "Fire"; não esquecendo ainda a ameaça feita há já algum tempo atrás com a edição do single em vinil de "Plant" e "Roots of Evil" (Gumalaka, 2007), aqui repetida - com Charly Skank nas teclas de "Roots of Evil".
É um disco surpreendente; não tanto pela produção de Bezegol - já esperada, mas antes pela sua efectiva versatilidade, adequabilidade e capacidade de exploração de um conjunto de novas ideias, muitas delas baseadas numa vontade de fundir várias influências - bem sucedida. Nem sempre resulta, é certo, mas aqui, sabe a mel; um mel com muito soul. Equilibrado e certeiro nas opções estéticas e temáticas assumidas - sociedade, política e ambiente, "Rude Bwoy Stand" devora-se do princípio ao fim com avidez.
A produção é do próprio Bezegol e L.V.M., contando ainda com produções de New Max, DJ Kronik e Conductor. Como convidados, o disco conta com a participação de DJ Ride, Aires (guitarra portuguesa) e Charly Skank (teclas) e as vozes de Souljah & Tito (Buga Propaganjah), Fatman D e MatoZoo.
Aconselha-se, obviamente...

som Ouvir alguns temas de "Rude Bwoy Stand!".

capa de Rude Bwoy Stand
"Rude Bwoy Stand" - Bezegol (Matarroa, 2007)

01 Rude Bwoy Stand
02 Clockworkbomb
03 Fire
04 Plant
05 Roots Of Evil
06 Lighting
07 Let Them Know!
08 Nature (Do You Ear What I Say?)
09 Forever Love
10 Colision
11 After This
12 Inhanha
13 Coalition
14 Rude Bwoy Down
15 Drástico

tipo Reggae
sítio www.matarroa.com

Mensagens populares deste blogue

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

BREVES|Primitive Reason apresentam "Cast the Way"

Chama-se "Cast the Way" e é o novo trabalho dos Primitve Reason. O novo EP, a lançar em 17 de Dezembro, numa edição limitada e exclusivamente na Internet, servirá para antecipar o novo álbum do grupo, a lançar durante o Verão de 2008. No line-up da banda, para além dos históricos Guillermo De Llera (voz e percussão), James Beja (baixo e voz) e Abel Beja (guitarra e voz), estão agora também Pepe de Souza (bateria) e Ricardo Barriga (guitarra). O single de avanço chama-se "The Reckoning Beneath" e já está em audição! Ouvir o novo single "The Reckoning Beneath" ; entre outros temas. "Cast the Way" - Primitive Reason (Kaminari Records, 2007) Metal/Reggae/Alternative www.primitivereason.com/

AVISOS À NAVEGAÇÃO|A trompa muda de casa

Não; a trompa não vai fechar portas. A trompa vai apenas mudar de casa, mudar de ares, rejuvenescer-se, agregar-se e ganhar nome próprio. Esperem por novidades depois da meia-noite!