Avançar para o conteúdo principal

CONCERTOS|Avante 2007 - Domingo



E chegámos a domingo. Ao domingo desta grande festa da música portuguesa. Sim, porque é uma grande festa da música portuguesa. Que outra festa junta num cartaz só nomes tão diferentes como Raquel Tavares, Blasted Mechanism, Peste&Sida, Carlos Bica&Azul, Telectu, Chullage, Jacinta, Deolinda, Blind Zero e Sons da Fala? Não tenho a presunção de o saber ao certo, mas lá que duvido, duvido.
Foi um domingo muito bom!

Peste & Sida
Peste & Sida no Avante 07
Mas que grande início de tarde. Nunca é demais lembrar que os Peste&Sida andam mesmo aí. Com uma energia incrível, o quarteto lisboeta, transformado em quinteto com o regresso do excelente Nuno Rafael para uma segunda guitarra, esteve verdadeiramente arrasador. Se o recente "Cai no Real" esteve naturalmente presente, foram ainda os históricos "Carraspana", "Veneno", "Sol da Caparica" e "Chuta Cavalo", entre muitos outros, a criarem a loucura entre a assistência. Fosse o povo a decidir e o grupo ainda lá estaria a tocar...fantástico.

Sam the Kid
Sam the Kid no Avante 07
No sábado tivemos o hip-hop mais underground - com Chullage, no domingo, foi a vez do hip-hop mais pop. Genericamente, não foi difícil a Sam the Kid garantir o sucesso tal a multidão que efectivamente o aguardava. Com três vozes de apoio, Cruzfader nos pratos e os Cool Hipnoisers João Gomes (teclados) e Francisco Rebelo (baixo) - entre outros músicos, Sam the Kid conquistou com facilidade boa parte da assistência. Num espectáculo que ainda meteu B-Boys pelo caminho, Sam the Kid teve apenas de fazer o que sabe..."Não Percebes" é o hino e "Poetas de Karaoke" deixou as hostes em delírio!!!!!

Sons da Fala
Sons da Fala no Avante 07
> Guto Pires e Sérgio Godinho

Foi um espectáculo bonito. Projecto fundado numa ideia global de lusofonia, pelo palco 25 de Abril passaram os cantores Sérgio Godinho, Vitorino, Janita Salomé, Tito Paris (Cabo Verde), Luanda Cozetti (Brasil), Juka (S.Tomé e Príncipe), André Cabaço (Moçambique) Guto Pires (Guiné Bissau) e Don Kikas (Angola) - sem querer esquecer ainda os músicos. Em disco e em palco, os Sons da Fala cruzam com mestria as raízes de um mundo só, o mundo lusófono, interpretado canções dos vários cantos do mundo onde o português é fala. Que grande arrepio com o inicial "Venham Mais Cinco", com todos os músicos em palco.

Carlos Bica & Azul
Carlos Bica & Azul no Avante 07
Outro dos grandes, grandes momentos do dia e da Festa. A comemorar os 15 anos de carreira, o grupo de Carlos Bica (contrabaixo) Jim Black (bateria) e Frank Möbus (guitarra) deu um pequeno e extraordinário espectáculo, nada que não se imaginasse, ouvidos os discos de Carlos Bica & Azul. Não faltando aquele cheirinho ao último "Believer", foi um espectácuo de imaginação, exploração e pura divagação sonora pelos campos do rock, do jazz e da sua fusão. Mágico; naturalmente aclamado no final.

Jacinta
Jacinta no Avante 07
Jacinta vive hoje entre nós em estado de graça; com razão. Baseado no seu último álbum, pré-lançado exactamente no Avante, "Convexo - A Música de Zeca Afonso", o concerto de Jacinta foi outro dos momentos altos do dia. Discorrendo sobre a discografia de Zeca Afonso, a cantora soube dar-lhe aquele arranjo cuidado, aquele tez jazzística que dá cor ao sangue que lhe corre no corpo. Com Rui Caetano ao piano e José Salgueiro na bateria, Jacinta deu-nos música com a classe e bom gosto que se lhe reconhece. Excelentes recriações do mestre...

Blasted Mechanism
Blasted Mechanism no Avante 07
Que dizer? Recuando no terreno quase no fim do concerto, não imaginava a multidão incrível que estivera a assistir aos novos Blasted Mechanism - mais extravagantes ainda. Cada vez mais um fenómeno de gente mais jovem, os Blasted Mechanism despertam igualmente uma grande curiosidade junto dos mais velhos e graúdos. O concerto em si foi verdadeiramente arrasador, começando mesmo com "Battle of Tribes" na companhia dos magníficos Kumpania Algazarra. De explosão em explosão, refira-se ainda a participação do mestre António Chaínho em "We". Um verdadeiro fenómeno...pop.

sítio www.pcp.pt

Mensagens populares deste blogue

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

RECORDAÇÕES|"Anonimato" - Anonimato

A recordação ou o regresso ao Alentejo; o de sempre, aquele do suor, das noites frias de Inverno, da vadiagem...de tudo. Mas...regressando à música, algum espaço para os Anonimato; fenómeno especialmente regional - e que fenómeno - os Anonimato foram durante os anos de 1990 a 1997 um dos grandes - se não os maiores - embaixadores do pop-rock alentejano - sim, alentejano, neste âmbito até faz sentido. Com dois álbuns editados durante a sua curta carreira, este, o homónimo, traz os temas pelos quais o quarteto bejense mais ficou conhecido e que maior furor fizeram por esse Baixo Alentejo fora: "Sei que não sou" - pois claro, "Gravatas" e "Grão de Amor". Mas porquê? Não sei, senão as recordações que trazem, o que fazem sentir, a agradável textura pop que acompanha boa parte daquelas sinceras palavras lusas; bem medidas, bem sentidas. Depois, ainda h...

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de...