Avançar para o conteúdo principal

EM DIRECTO|Com Suarez



Do Alentejo para o mundo, Suarez falou-nos um pouco do seu álbum de estreia, "Visão de um Estranho":

a_trompa: Quem é o estranho Suarez?
(risos) Esta é a questão mais difícil, porque sinceramente ainda não sei bem quem é essa personagem. Mas pelo que conheço dele, acho que é uma pessoa que gosta muito de música e de pessoas. Compõe, escreve e produz... se é rap se é pimba, nem ele sabe!!! (risos)

a_trompa: Como analisa a actual momento do hip-hop em Portugal? e no Alentejo?
Acho que o movimento está cada vez melhor. Vejo muitos trabalhos a aparecer com bom conteúdo e cada vez mais musicais, acho que é desta que "legalizamos" o rap como um estilo credível! (risos). No Alentejo existem poucos rappers e produtores, mas estão a trabalhar nas cenas deles, espero ver mais manos aparecer...No geral está melhor, pois o pessoal já se vai interessando mais pelo estilo. Acho que temos todos de trabalhar muito e quando precisarmos de apoio devemos recorrer aos manos que estão há mais tempo no movimento, pois esta característica sempre foi muito particular no rap, (espírito de entre-ajuda) e é daquelas tradições que não deviamos deixar "morrer". Não podemos é esquecer que, ajudar é uma coisa, fazer o trabalho pelos outros, é outra cena totalmente diferente e também não podemos coordenar o tempo das pessoas.

a_trompa: O álbum "Visão de um Estranho" é marcado por uma mensagem com um carácter de intervenção político-social muito forte; é essa a essência da arte de Suarez?
Sim. provavelmente é a minha marca. As músicas do disco giram muito em torno da crítica e até hoje sempre foi o meu interesse perdilecto, para mim a música tem de ter mensagem, faz parte de mim, não condeno outras formas de estar na música, mas esta é a minha e só consigo compor assim. E eu sou muito crítico (defeito?(risos)), não quer dizer que tenha de falar mal de tudo e/ou de toda a gente, mas gosto de colocar alguns "dogmas" na minha balança e aplicar a minha opinião.

a_trompa: "Visão de um Estranho" é um disco marcado por uma grande revolta? essa visão mantém-se ou foi atenuada com o lançamento do disco? Há mais visões para contar?
Sim. Existe sempre cenas novas para "visionar", acho que jamais deixarei de ter "visões", aliás, cada vez tenho mais e até de diferentes perspectivas, por exemplo, hoje estou a tentar colocar as minhas visões em bases mais musicais. Eu necessito de estar sempre a exteriorizar o que sinto, não consigo parar (risos) é por isso que vou estar constantemente a arranjar novas formas para o fazer. Este disco reflecte uma grande parte da minha vida, mas desde o momento que terminei as gravações do álbum, ja me aconteceram 1001 coisas que quero transmitir, a vida não para, só abranda e acelera só temos de encaixar os ritmos (risos). Hei de regressar com mais visões não sei se serão tão estranhas. (risos)

a_trompa: O novo disco é marcado por um trabalho de produção bastante interessante; como tem sido a resposta do público ao disco? e aos concertos?
O Mcm foi grande responsável pela qualidade da produção, pois ele produziu cerca de 50% do disco e para mim ele é um dos melhores a fazer o que faz. Nos concertos sinto muito apoio e fico radiante, porque nunca esperei conseguir transmitir a minha mensagem num clima tão mágico, fico feliz e só tenho mesmo de agradecer aos que me apoiam. Em relação ao público em geral, só me consigo basear nos que me estão próximos e como não podia deixar de ser apoiam me com "unhas e dentes", tenho bons manos ao meu lado. Todas as críticas que tenho recebido tem sido muito positivas, não esperava tanto, a sério.

a_trompa: O que nos reserva o futuro de Suarez?
MÚSICA.....e muita de preferência.(risos) Estou a trabalhar em muitas coisas de diferentes registos e isso é muito enriquecedor para mim, provavelmente vou voltar com cenas diferentes e
espero estar ao nível dos manos que me apoiam. Espero que consiga ter uma vida "estável" para continuar a fazer música.

som Ouvir alguns sons de Suarez

foto de Suarez
tipo Rap
sítio covil-productions.blogspot.com
sítio www.myspace.com/covilproducoesestudios

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas