Avançar para o conteúdo principal

CONCERTOS|Festival de Música Moderna Corroios'2007 - Final



Foi ontem e o maestro andou por lá...foi o fim a XII edição do Festival de Música Moderna Corroios'2007.
Foi uma final muito, muito forte; uma noite cheia por um conjunto de três projectos muitos interessantes, fechada em beleza por uns insuperáveis Bunnyranch.
O ambiente esteve quente, muito participado e bastante animado, o cenário perfeito para a festa que se seguiu. Ultrapassado o atraso da praxe, começou a música.

Skalibans
bunnyranch ao vivo
A jogarem quase em casa, os almadenses Skalibans fizeram a festa - e que festa. Por entre um monumental e juvenil mosh - ao qual só faltou a mais arriscada biqueirada, o sexteto desferiu rapidamente o seu agressivo ska, num ambiente bem punk, só parado à terceira e por momentos, com "Sunshine", os minutos bem menos stressantes do set ontem apresentado. Sempre bem enquadrados pelo trompete e pelo trombone, a banda iniciou a noite de ontem da melhor maneira, com uma grande festa de reggae ska. Boa presença do frontman...

The Doll & The Puppets
The Doll & The Puppets ao vivo
Depois, os The Doll & The Puppets, numa excelente perfomance, também. Com um início algo morno, todo o resto foi um espectáculo marcado por uma boneca capaz de catapultar atrás de si uma máquina instrumental enérgica e bastante interessante - não, não é fantochada. Com uma excelente presença em palco, Maria Dollita e os puppets, só confirmaram o que deles disse há dias por aqui. O rock é poderoso, desvairado, viril, marcado por uma energia punk capaz de os levar por esses palcos fora. A língua não é barreira para este quarteto de Torres Novas, essa é, aliás, uma das suas virtuosidades.
Estava capaz de os colocar no segundo lugar - ficaram em terceiro.

The Cynicals
The Cynicals ao vivo
Se dúvidas houvesse sobre o motivo que têm levado os The Cynicals a ganhar boa parte dos concursos onde têm participado em 2007 (COMA, Palmela, Equalizador LX;dos que me lembre), ontem, essas ficariam totalmente desfeitas. Pois bem, sejam bem vindos ao cabaret The Cynicals, banda embuída de uma teatralidade genuína, física, em grande parte da responsabilidade de um extraordinário performer que desponta - João Macias, a voz da banda. Possuidores de um rock pautado por uma nova frescura, acentuadamente brit e com um toque algo retro, oferecido pelo teclado, os The Cynicals podem muito bem ser a nova cena da música moderna portuguesa; haja vontade e humildade - outra vez Coimbra.
Naturalmente, ontem venceram - outra vez; com todo o mérito.

Bunnyranch
bunnyranch ao vivo
Can’t stop the ranch, can’t stop the ranch; can’t stop the ranch, can’t stop the ranch...é preciso dizer mais?
Uma verdadeira força da natureza - um cliché, mas bem à medida, Kaló e restante trupe, arrasta consigo toda a magia do mais puro rock'n'roll; não é só o som, é a essência, o espírito. Quem viu já sabe, quem não conhece tem de saber, rapidamente, pois os Bunnyranch são uma das melhores experiências sonoras a que se pode assistir ao vivo neste canto europeu. Não é a mesma conversa de sempre; a do baterista vocalista, do homem que toca de pé, que entretém, blá blá blá, é muito mais do que isso. É rock'n'roll em polvorosa. Ponto final.

Por fim, uma palavra de grande apreço para a excelente organização da equipa da Junta de Freguesia de Corroios responsável pelo evento.

sítio festivalmusica.jf-corroios.pt
sítio www.myspace.com/festivaldecorroios
e-mail cultura@jf-corroios.pt

Mensagens populares deste blogue

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

RECORDAÇÕES|"Anonimato" - Anonimato

A recordação ou o regresso ao Alentejo; o de sempre, aquele do suor, das noites frias de Inverno, da vadiagem...de tudo. Mas...regressando à música, algum espaço para os Anonimato; fenómeno especialmente regional - e que fenómeno - os Anonimato foram durante os anos de 1990 a 1997 um dos grandes - se não os maiores - embaixadores do pop-rock alentejano - sim, alentejano, neste âmbito até faz sentido. Com dois álbuns editados durante a sua curta carreira, este, o homónimo, traz os temas pelos quais o quarteto bejense mais ficou conhecido e que maior furor fizeram por esse Baixo Alentejo fora: "Sei que não sou" - pois claro, "Gravatas" e "Grão de Amor". Mas porquê? Não sei, senão as recordações que trazem, o que fazem sentir, a agradável textura pop que acompanha boa parte daquelas sinceras palavras lusas; bem medidas, bem sentidas. Depois, ainda h...

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de...