Avançar para o conteúdo principal

OLHARES|"Dúvida" - Bernardo Sassetti



Extraordinário...mas onde está a surpresa? Em lado nenhum.
Outra vez às voltas com uma banda sonora - agora para teatro - e pouco tempo depois do lançamento de "Unreal: Sidewalk Cartoon", Bernardo Sassetti volta a trazer o seu piano para a ribalta. Não é só o piano, é toda uma arte de compor. Lançado há poucos dias, "Dúvida" é a banda sonora para a peça com o mesmo nome que deu um Pulitzer a John Patrick Shanley, aqui, encenada por Ana Luísa Guimarães. A peça conta nos principais papeís com Eunice Muñoz e Diogo Infante e está em cena no Teatro Maria Matos.
Sobre o disco, diga-se já que não surpreende. Não me surpreendeu; acontece assim quando estamos já habituados apenas ao melhor. E não surpreender, aqui, não quer dizer que não agrade, muito pelo contrário, "Dúvida" é desde logo, mais uma grande obra de Bernardo Sassetti.
Recordem a tensão de "Alice", a inquietude transversal a toda a obra; "Dúvida" podia bem ser o passo seguinte, uma passo mais completo, orquestralmente mais cheio, em contraponto ao belíssimo esvaziamento de "Alice". A presença de José Salgueiro e da Orquestra Sinfonietta de Lisboa não são nesta passagem de ignorar - nada. A direcção foi de Vasco Pierce Azevedo.
Mas recordem a densidade de "Alice", aquela mesma capacidade imagética de nos transportar para a cena; agora para o palco, para a boca de cena. Não são os sons de Lisboa, os sons daquela urbanidade sombria que nos inquieta em "Alice; em "Dúvida", a densidade, a tensão, é toda ela interna, há em toda ela um dramatismo que se pressente a cada passo, a cada passagem - mas interna. A história é outra.
Entre o clássico e o moderno, com mais ou menos arrojo na construção, tal como a outra, também esta "Dúvida" sobrevive de uma forma magnífica fora do palco; imagine-se nele!

capa de Dúvida
"Dúvida" - Bernardo Sassetti (Trem Azul, 2007)

01 Prelúdio
02 Realidade Mov. I
03 Dúvida Mov. I
04 Interlúdio
05 Dúvida Mov. II
06 Nocturno Para Uma História Invisível
07 Realidade Mov. II
08 Dúvida Mov. III
09 Coral
10 Epílogo

sítio www.teatromariamatos.egeac.pt

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de