Avançar para o conteúdo principal

UMA A UMA|"Antologia de Música Electrónica Portuguesa" - Vários Artistas


A compilação "Antologia de Música Electrónica Portuguesa", organizada por Rafael Toral, é muito mais do que uma mera compilação. É antes de mais, um antologia - obviamente, quase - na verdadeira acepção da palavra, uma forma muito própria do seu organizador ver a história da música electrónica portuguesa - especialmente a sua emergência. É um extraordinário documento, histórico, verdadeiramente caracterizador de alguns dos caminhos trilhados pela música electrónica portuguesa, nas suas mais variadas abordagens. Espaço de prazenteira audição, é também espaço de pura reflexão e compreensão de um movimento há muito iniciado e que tem entre nós, alguns exemplos internacionalmente reconhecidos.
Terceira edição da Plancton Music...electrónica, experimental, improvisada, fundamental...

01 Nuno Canavarro - 'Alsee' (1987), na peugada do central 'Plux Quba', apresentado ao sol em 1988 via Ama Romanta.
02 Cândido Lima - 'Oceanos' (1978), a alma, pura, de percursoras experiências musicais nascidas através do computador...Cândido Lima.
03 Nuno Rebelo - 'New Amp' (1984), as primeiras aventuras pelo amplo - infinito - espaço do experimentalismo, do improviso...longe do ser pop.
04 Isabel Soveral - 'Anamorphoses I' (1994), paixão espacial de paisagens e ambientes longínquos, fruto de transformações consequentes...belo.
05 Filipe Pires - 'Homo Sapiens' (1972), enorme experiência electroacústica, trabalha partes de vozes numa fusão única...excelente.
06 Telectu - 'Performance #'(1984), obra larga, minimal, repetitiva, brilhantemente experimental.
07 Jorge Peixinho - 'Elegia a Amílcar Cabral' (1973), meditação pura e electrónica para Amílcar Cabral, emocional também.
08 Rafael Toral - 'Mills Session (introdução)' (1997), o longo improviso em volta do som, do ruído, das ressonâncias e outras frequências.
09 João Pedro Oliveira - 'Silence to Light' (1992), os enigmáticos jogos do silêncio, do som, da surpresa constante...
10 Anar Band - 'Plasticman' (1977), do free-jazz ao experimental, improvisado, ou ao contrário. Do improviso ao free-jazz, sempre, sempre experimentando.
11 René Bertholo - 'África Aqui' (1996), África digital, de simulação de batuques ao longe ou o cabrito que afinal não o era.
12 Carlos Zíngaro - '#444-07' (1981), exploração pura da sintetização, da sequenciação, assim, sem rede...
13 Emanuel Dimas de Melo Pimenta - 'Lisbon Revisited' (1986), uma fita magnética, um computador e o sintetizador de voz, ou a maquinaria ao dispor da invenção.
14 No Noise Reduction - 'RLO I' (1995), "circuitos de feedback modulado com guitarra eléctrica e amplificadores de brinquedo", pois...
15 António Ferreira - 'O Verão Nasceu da Paixão de 1921' (1988), a excelente experiência que nasceu de um computador Atari, um sintetizador e algumas fitas pré-gravadas.

> Fonte: Livreto - fantástico por sinal...


"Antologia de Música Electrónica Portuguesa" - Vários Artistas (2004/Plancton Music)

www.planctonmusic.com

Mensagens populares deste blogue

RECORDAÇÕES|"Anonimato" - Anonimato

A recordação ou o regresso ao Alentejo; o de sempre, aquele do suor, das noites frias de Inverno, da vadiagem...de tudo. Mas...regressando à música, algum espaço para os Anonimato; fenómeno especialmente regional - e que fenómeno - os Anonimato foram durante os anos de 1990 a 1997 um dos grandes - se não os maiores - embaixadores do pop-rock alentejano - sim, alentejano, neste âmbito até faz sentido. Com dois álbuns editados durante a sua curta carreira, este, o homónimo, traz os temas pelos quais o quarteto bejense mais ficou conhecido e que maior furor fizeram por esse Baixo Alentejo fora: "Sei que não sou" - pois claro, "Gravatas" e "Grão de Amor". Mas porquê? Não sei, senão as recordações que trazem, o que fazem sentir, a agradável textura pop que acompanha boa parte daquelas sinceras palavras lusas; bem medidas, bem sentidas. Depois, ainda h...

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de...