Avançar para o conteúdo principal

OLHARES|"Crua" - Aldina Duarte


"Nasci em Lisboa. Cresci em Chelas num bairro social. A minha mãe alertou-me para a importância de aprender com tudo o que visse e ouvisse. Falou-me da importância de usar a imaginação e os sonhos para superar as dificuldades da vida. Ensinou-me a acreditar na vida e a ouvir o coração"(1). A ouvir o coração e a cantar para que todos a ouçamos...essa é a felicidade.
Percebo pouco de fado, muito pouco, apenas sei que gosto, de algum; nomalmente parece-me suficiente, porque é de gosto que falo, de sensações, de sentimentos provocados. Sentidos. Um fado que me persegue.
"Crua", segundo álbum de Aldina Duarte (depois do excelente "Apenas o Amor" de 2004), é isso mesmo, um forma clara, aberta e límpida de provocar sensações; boas, tocantes, sinceras e únicas. "Crua" vive enrolado numa dúzia de belos fados tradicionais, com a assinatura de João Monge na letras - extraordinárias. São fados tradicionais. Aldina Duarte é uma fadista singular - sim, fadista, deste e dos outros tempos - na forma como expõe as raízes do fado, assim, cruas, sem máscaras, longe de efeitos coloridos. Talvez seja a maior característica do fado na voz de Aldina Duarte; o cheiro ao passado, à tradição, ao fado - sim ao fado, àquilo que este transporta de mais simples e genuíno. O fado de Aldina Duarte apela aos sentidos, a todos; ouve-se, cheira-se, saboreia-se; vê-se e até se toca tal a solidez do seu substracto, da sua profundidade. Firme nas palavras, límpida na voz, transparente no coração, "Crua" é de uma simplicidade desconcertante, que nos leva e vence pelas palavras - irremediavelmente - e mais nos convence pela guitarra portuguesa de José Manuel Neto e pela viola de Carlos Manuel Proença.
Perto do coração, perto da realidade, perto de nós....

(1) www.aldinaduarte.com

Ouvir algumas amostras de "Crua".


"Crua" - Aldina Duarte (2006/EMI)

01 A Saudade Anda Descalça
02 A Estação das Cerejas
03 Luas Brancas
04 Andei a Ver de Ti
05 Dor Feliz
06 Deste-me Tudo o que Tinhas
07 Flor do Cardo
08 A Estação dos Lírios
09 Xaile Encarnado
10 O Cachecol do Artista
11 À Porta da Vida
12 O Sorriso das Águas

Fado
www.aldinaduarte.com
geral@aldinaduarte.com

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas