Avançar para o conteúdo principal

CRÍTICA"from underskin" - a Jigsaw


Disco gravado por Márcio Silva há cerca de um ano no Master Mix Studios em Tentúgal, mais tarde misturado, produzido e masterizado por Miro Vaz (Squeeze Theeze Pleeze), "from underskin" marca a estreia dos a Jigsaw na edição em nome próprio. A jovem Som Sónico (www.somsonico.com) faz as honras da casa. A banda é composta pelo João Rui na guitarra e na voz, pelo Cardoso na guitarra, pelo João Silva no baixo e pelo Filipe na bateria.
Afinal o que trazem na bagagem estes homens de Coimbra?
Trazem um pop-rock carregado de guitarras, de melodias simples e de expressões eficazes tornadas rock em ritmo quase sempre tranquilo. Trazem o poder de um som cru, sem artifícios, de um som sem malabarismos, de uma mensagem clara e cristalina, de um som que facilmente nos absorve.
Dito assim, desta forma quente, estaremos diante de algum enlevo sonoro por aí escondido?
Bem... não propriamente. Os a Jigsaw trazem pouco de rotundamente novo, as influências que dão corpo às suas canções (sim, porque é de canções que estamos a falar) são plenamente assumidas e bem claras, mesmo que surjam (como parece) na sequência de uma tentativa de miscigenação sonora que a banda tenta iniciar em busca daquele som próprio; nesta fase, ainda no início, num bom início.
É um disco que deixa pistas e que nos recorda que ainda é possível fazer canções sínceras utilizando o habitual quarteto rock. É um disco que funciona, que cria um qualquer efeito positivo sobre nós mas que definitivamente também não nos surpreende verdadeiramente...falta o tal golpe de asa, a tal sublevação, a tal libertação (na FNAC a 7,95€).

"from underskin" - a Jigsaw (2004/Som Sónico)

01 random lovers
02 know yoursel
03 motionless
04 dreaming drowned man
05 outside waiting
06 of rage those of the wind
07 shipwreck

Sítio: www.ajigsaw.com

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de