Avançar para o conteúdo principal

CONCERTOS|Noites Ritual'07 - 2º dia



Sábado, 2º dia; foi um dia assim, mais o menos...
Talvez amedrontado pelo vento e pela chuva que se fizeram sentir no Porto três horas antes do início do espectáculo, era muito menos o público presente ao início da noite nos Jardins do Palácio de Cristal. Felizmente, as nuvens deram tréguas e o espectáculo pôde começar; pôde continuar. Sempre a horas - é bom voltar a referi-lo.

M.O.S.H.
M.O.S.H. ao vivo nas Noites Ritual'07
Não foi uma surpresa; com o vigor que se lhes reconhece, os tripeiros M.O.S.H. abriram as hostilidades no Palco Ritual. Num ritmo duro, forte, o quarteto aproveitou bem a sua meia-hora para lançar brasas pelo jardim, explorando com energia o seu rock-metal, cuspido com fulgor pela guitarra de Miguel Azevedo e pela voz poderosa de Pedro Lima. Essencialmente, foi a proposta mais pesada do festival.

Slimmy
Slimmy ao vivo nas Noites Ritual'07
Poucos minutos depois, no palco principal, Slimmy punha a máquina a funcionar. Num arranque algo nervoso - algo estridente, o músico português, hoje a viver em Londres, foi correndo "Beatsound Loverboy", álbum de estreia a editar muito em breve - finalmente. Após um início periclitante, o músico foi crescendo, crescendo, trazendo ao cimo o espírito electro que o move, numa forte imagem new wave que se impõe. Cumpriu, sem nunca chegar a entusiasmar. Aguardemos pelo disco...

Lobo
Born a Lion ao vivo nas Noites Ritual'07
Depois, no Palco Ritual, foi tempo de se ouvir o Lobo uivar. Numa postura descontraída, de quem se prepara para enfrentar o mundo com simplicidade, o grupo de Pedro Bessa - voz e baixo, Pedro Jorge - guitarra e voz e Pedro Madureira - bateria e voz, soube levar o seu rock, clássico, por entre o público espalhado pelo jardim; é verdade que nunca chegaram verdadeiramente a entusiasmar, no entanto, também é verdade que este Lobo parece saber o que quer. Sempre em português, a festa não terminaria sem uma encenação que levaria dois lobos a fustigar dois tambores.

X-Wife
X-Wife ao vivo nas Noites Ritual'07
Assim, de repente - é essa a recordação, este terá sido o primeiro grande momento da noite; porque foi intenso, porque foi um concerto sem falhas - que se notassem. Com um historial de dois álbuns que lhes permite já coleccionar alguns hits, o grupo de João Vieira, Fernando Sousa e Rui Maia, deu um concerto feito de garra, eléctrico - como convém, mas acima de tudo competente; a presença de André Hollanda (ex-ZEN) na bateria, torna o som dos X-Wife muito mais orgânico - confirma-se. À frente, João Vieira cumpriu com distinção...com personalidade.

Sean Riley & The Slowriders
Sean Riley & The Slowriders ao vivo nas Noites Ritual'07
Já noite fora, a fechar o Palco Ritual, esteve Sean Riley & The Slowriders. De Coimbra para o Porto, o trio deu-nos a conhecer "Farewell", álbum de estreia do grupo a editar já em Setembro pela NorteSul. Acompanhado por Bruno Simões e Filipe Costa (no teclado com bateria!!!), Sean Riley trouxe ao Porto todo o perfume do folk-rock coimbrão; não é só rock, não é só fado, também há folk! Foram minutos bonitos, simples, deixando no ar boas indicações para o disco que se aproxima.

David Fonseca
David Fonseca ao vivo nas Noites Ritual'07
Já ao fim da noite, David Fonseca superstar terá talvez conseguido o prémio para a melhor actuação do dia - talvez do festival. Apelando naturalmente a um alinhamento baseado em canções de sucesso, David Fonseca apresentou um espectáculo profissional, basicamente irrepreensível. Acompanhado por excelentes músicos e não fugindo obviamente a um passado de balada - belíssimo "Adeus, Não Afastes Os Teus Olhos Dos Meus", este foi um espectáculo cheio de energia. Foi um espectáculo vivo - bem mais do que se ouve em disco, um espectáculo marcado pela voz de David Fonseca, pelos arranjos, pela projecção de vídeo, enfim, um pouco por tudo. Foi um excelente concerto.

sítio www.noitesritual.com

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas