Avançar para o conteúdo principal

UMA A UMA|"É Dreda Ser Angolano" - Vários Artistas



De Angola para Portugal, de Portugal para Angola; nos dois sentidos, ao mesmo tempo.
Já se sabia que "(...)tudo começou com o disco "Ngonguenhação" do Conjunto Ngonguenha. (...)Escutámos ele e começámos a ver Luanda, a abanar as ancas com os bitis, a mandar gargalhada com as historinhas e, de vez em quando, levando aquele murro no estômago. (...)Logo no momento sentimos que era dos melhores discos que já tínhamos ouvido e que, mais do que boa música, era um documento que retratava Angola. E Angola precisa de ser retratada e mostrada ao mundo, né?" (1); já o tinha dito há dias.
Com alguns altos e baixos - mais altos que baixos, "É Dreda Ser Angolano" é bem a representação do pulsar da juventude angolana; das suas ansiedades, dos seus problemas, da sua revolta, das suas esperanças. É esse o espírito dreda que emana desta compilação; porque é dreda ser angolano e o Conjunto Ngonguenha sabe-lo bem - são eles os pontas-de-lança desta ofensiva. Cá, deste lado, por entre propostas reggae, rap, soul ou kuduro, a preferência foi para os sons de MCK, Conductor, Ikonoklasta e claro, Phay Grand.
A Rádio Fazuma humildemente apresenta:

Alinhamento:
01 Conductor - Kandongueiro; um início de Conductor com aquela sua vibe...instrumental, inventiva;
02 Keita Mayanda com MCK - Jimona Dya Ixi; aquela imagem de Angola, aquele desespero, aquela esperança;
03 Phay Grand - Pão Burro; grande, grande malha. Duro e directo, sem rodeios; "povo burro", diz-se, num espírito de enorme autocrítica.
04 Conjunto Ngonguenha - É Dreda Ser Angolano; porque é mesmo dreda ser angolano, mas porque essencialmente há esperança - tem de haver; o regresso da ngonguenhação ao activo. Grande som;
05 MCK - Atrás do Prejuízo; "Eu vou sorrir para não chorar, é mais um dia da minha vida, vou cantar para não pensar, as malambas desta vida"; excelente;
06 Cocas O FSM - Angolywood; por entre a batucada, naquele jeito soul tão próprio de Cocas O FSM.
07 Leonardo Wawuti - Quem Te Mandou; ainda a ngonguenhar, em visita ao interior de Angola - mesmo ao interior.
08 Keita Mayanda - Musica Pro Sol Que Nasce; haja música, haja música, muita música.
09 Conductor - Nós e Vocês; sobre o fritado do vinil, vão correndo o beat e a saudade...entretanto, para algo completamente diferente, Conductor conduz-nos por outras estradas igualmente vibrantes; e outras e mais outras, até ao fim. Sempre diferentes, mais ou menos...boa malha.
10 Ikonoklasta - A Nossa Costelinha Nómada; excelente produção - jazzy - numa letra com algum humor...acutilante; a imigração é o tema...bom.
11 Das Primeiro - Liberdade; a rappar pela liberdade, pelo hip-hop;
12 MCK - O Silêncio Também Fala; mais um grito de revolta, mais uma voz que se levanta; MCKapa na rede...
13 Ikonoklasta - Patentes Que Falam; em mais uma excelente produção, de sonoridade retro, Ikonoklasta espeta-lhe de novo com a sua proverbial poesia. Excelente.
14 Os Turbantes - De Faia; grande electro-kuduro dos Turbantes, sempre a rappar...pena o instrumental estar tão pouco audível.

Bem bom...

som Ouvir alguns sons de "É Dreda Ser Angolano".

video Ver o trailer de "É Dreda Ser Angolano"

Capa de É Dreda Ser Angolano
"É Dreda Ser Angolano" - Vários Artistas (Rádio Fazuma, 2007)

tipo Hip-Hop
sítio www.radiofazuma.com
sítio www.myspace.com/uhufazmissofilmes

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas