<$BlogRSDUrl$>

segunda-feira, julho 30, 2007

OLHARES|"Oba Train" - Terrakota


Paz!
Apenas paz; que melhor introdução para este pequeno texto dedicado ao novo disco dos Terrakota. O disco chama-se "Oba Train" e vem no seguimento dos já de si excelentes "Terrakota" (Zona Música, 2002) e "Humus Sapiens" (Zona Música, 2004). Mais do que ser o novo disco de um dos grupos portugueses mais importantes deste milénio, dentro do género - étnico, "Oba Train" é um disco completo, actual e activo.
Mas o que vem lá? Metaforicamente é um comboio cheio de grandes vibrações, de esperança, saudação de um poder tribal ao mundo, de uma vontade inquebrantável de expressão; português, francês, espanhol, inglês, wollof e yoruba, formalizam essa expressividade universal. Um banho de mundo, leitura de uma transversalidade cultural que se lê do princípio ao fim neste "Oba Train". Se chamar música do mundo a algo faz algum sentido, fá-lo-á mais em "Oba Train"; partindo de uma matriz africana - indubitavelmente a raiz, os Terrakota espraiem-se livre e naturalmente por terras jamaicanas, dando um pulinho a Cuba e ao Brasil. Outros sons há que vêm das arábias e das índias, enfim, do mundo. É um disco fantástico. É um disco que na sua generalidade não foge da linha dos anteriores, mas que na sua especificidade, é um disco síntese, fruto de uma energia acumulada, de uma experiência única, de uma visão cada vez mais adulta do mundo.
Depois, quando a harmonia tem um nome e ao som, se junta a razão. É marcante a atitude activista dos Terrakota, com letras de forte intervenção nas áreas politico-sociais, económicas e ambientas. É também essa, parte da importante missão dos Terrakota; a mensagem, que fundamento têm aquelas sonoridades, que razão brota daquele universo fusional que é a música dos Terrakota. Está tudo lá; porque as palavras ainda têm valor. Um disco completo, onde sons e letras nunca perdem o sentido.
Deste "Oba Train" salientam-se ainda as participações especiais de U-Roy (Jamaica), Conductor (Buraka Som Sistema e Conjunto Ngonguenha) e Ikonoklasta (Conjunto Ngonguenha).
O novo disco foi lançado pela Gumalaka com o apoio da Rádio Fazuma e distribuição da Compact Records.

som Ouvir outros temas de Terrakota.

capa de Oba Train
"Oba Train" - Terrakota (Gumalaka, 2007)

01 Intro
02 La Cuchara del Poder
03 É Verdade?
04 Sunnu Gal
05 Métisses
06 Maghrebi
07 O Mundo Na Bai Solto
08 Soul
09 Oba Train
10 Watcha Gonna Dub
11 Kurilá
12 Ekuality is Kuality

tipo World
sítio www.terrakota.net
sítio www.matarroa.com
sítio www.radiofazuma.com/terrakota

Etiquetas: ,

ARQUIVO

This page is powered by Blogger. Isn't yours?