Há um ano atrás escreveu-se aqui...
A compilação "Antologia de Música Electrónica Portuguesa", organizada por Rafael Toral, é muito mais do que uma mera compilação. É antes de mais, um antologia - obviamente, quase - na verdadeira acepção da palavra, uma forma muito própria do seu organizador ver a história da música electrónica portuguesa - especialmente a sua emergência. É um extraordinário documento, histórico, verdadeiramente caracterizador de alguns dos caminhos trilhados pela música electrónica portuguesa, nas suas mais variadas abordagens. Espaço de prazenteira audição, é também espaço de pura reflexão e compreensão de um movimento há muito iniciado e que tem entre nós, alguns exemplos internacionalmente reconhecidos.
Terceira edição da Plancton Music...electrónica, experimental, improvisada, fundamental...
01 Nuno Canavarro - 'Alsee' (1987), na peugada do central 'Plux Quba', apresentado ao sol em 1988 via Ama Romanta.
02 Cândido Lima - 'Oceanos' (1978), a alma, pura, de percursoras experiências musicais nascidas através do computador...Cândido Lima.
03 Nuno Rebelo - 'New Amp' (1984), as primeiras aventuras pelo amplo - infinito - espaço do experimentalismo, do improviso...longe do ser pop.
04 Isabel Soveral - 'Anamorphoses I' (1994), paixão espacial de paisagens e ambientes longínquos, fruto de transformações consequentes...belo.
05 Filipe Pires - 'Homo Sapiens' (1972), enorme experiência electroacústica, trabalha partes de vozes numa fusão única...excelente.
06 Telectu - 'Performance #' (1984), obra larga, minimal, repetitiva, brilhantemente experimental.
07 Jorge Peixinho - 'Elegia a Amílcar Cabral' (1973), meditação pura e electrónica para Amílcar Cabral, emocional também.
08 Rafael Toral - 'Mills Session (introdução)' (1997), o longo improviso em volta do som, do ruído, das ressonâncias e outras frequências.
09 João Pedro Oliveira - 'Silence to Light' (1992), os enigmáticos jogos do silêncio, do som, da surpresa constante...
10 Anar Band - 'Plasticman' (1977), do free-jazz ao experimental, improvisado, ou ao contrário. Do improviso ao free-jazz, sempre, sempre experimentando.
11 René Bertholo - 'África Aqui' (1996), África digital, de simulação de batuques ao longe ou o cabrito que afinal não o era.
12 Carlos Zíngaro - '#444-07' (1981), exploração pura da sintetização, da sequenciação, assim, sem rede...
13 Emanuel Dimas de Melo Pimenta - 'Lisbon Revisited' (1986), uma fita magnética, um computador e o sintetizador de voz, ou a maquinaria ao dispor da invenção.
14 No Noise Reduction - 'RLO I' (1995), "circuitos de feedback modulado com guitarra eléctrica e amplificadores de brinquedo", pois...
15 António Ferreira - 'O Verão Nasceu da Paixão de 1921' (1988), a excelente experiência que nasceu de um computador Atari, um sintetizador e algumas fitas pré-gravadas.
> Fonte: Livreto
Terceira edição da Plancton Music...electrónica, experimental, improvisada, fundamental...
01 Nuno Canavarro - 'Alsee' (1987), na peugada do central 'Plux Quba', apresentado ao sol em 1988 via Ama Romanta.
02 Cândido Lima - 'Oceanos' (1978), a alma, pura, de percursoras experiências musicais nascidas através do computador...Cândido Lima.
03 Nuno Rebelo - 'New Amp' (1984), as primeiras aventuras pelo amplo - infinito - espaço do experimentalismo, do improviso...longe do ser pop.
04 Isabel Soveral - 'Anamorphoses I' (1994), paixão espacial de paisagens e ambientes longínquos, fruto de transformações consequentes...belo.
05 Filipe Pires - 'Homo Sapiens' (1972), enorme experiência electroacústica, trabalha partes de vozes numa fusão única...excelente.
06 Telectu - 'Performance #' (1984), obra larga, minimal, repetitiva, brilhantemente experimental.
07 Jorge Peixinho - 'Elegia a Amílcar Cabral' (1973), meditação pura e electrónica para Amílcar Cabral, emocional também.
08 Rafael Toral - 'Mills Session (introdução)' (1997), o longo improviso em volta do som, do ruído, das ressonâncias e outras frequências.
09 João Pedro Oliveira - 'Silence to Light' (1992), os enigmáticos jogos do silêncio, do som, da surpresa constante...
10 Anar Band - 'Plasticman' (1977), do free-jazz ao experimental, improvisado, ou ao contrário. Do improviso ao free-jazz, sempre, sempre experimentando.
11 René Bertholo - 'África Aqui' (1996), África digital, de simulação de batuques ao longe ou o cabrito que afinal não o era.
12 Carlos Zíngaro - '#444-07' (1981), exploração pura da sintetização, da sequenciação, assim, sem rede...
13 Emanuel Dimas de Melo Pimenta - 'Lisbon Revisited' (1986), uma fita magnética, um computador e o sintetizador de voz, ou a maquinaria ao dispor da invenção.
14 No Noise Reduction - 'RLO I' (1995), "circuitos de feedback modulado com guitarra eléctrica e amplificadores de brinquedo", pois...
15 António Ferreira - 'O Verão Nasceu da Paixão de 1921' (1988), a excelente experiência que nasceu de um computador Atari, um sintetizador e algumas fitas pré-gravadas.
> Fonte: Livreto
"Antologia de Música Electrónica Portuguesa" - Vários Artistas (Plancton Music, 2004)
www.planctonmusic.com