Avançar para o conteúdo principal

VINIL|"Sombra Veloz" - RongWrong



RongWrong numa bela noite de recordações.
Estava prometido que um dia voltaria a esta "Sombra Veloz". Não só porque pessoalmente o acho um maxi-single extraordinário - numa visão mais afectiva, mas também e numa visão mais racional, porque efectivamente o considero um grande disco da moderna música portuguesa; uma peça importante, uma peça interessante.
Contemporâneos dos primeiros passos dos Mão Morta, os RongWrong, também eles um dos históricos grupos da cena bracarense, marcaram indelevelmente o seu tempo - na sua devida proporção, entenda-se.
O EP "Sombra Veloz" é o resultado da vitória do grupo na 3ª edição do Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous (1986), a mesma edição que premiou os Mão Morta com o prémio de originalidade. Igualmente centrados na busca de uma originiliadde muito própria, o grupo era então composto por Manuel Leite (baixo), Toni Simões e Zé Salgado (guitarras), Berto Borges (bateria) e Teota na voz. O resto, a arte, brilhantemente escorraçada pela agulha do prato, são guitarras furtivas, agressivas, numa aceleração deambulante, fantástica, marcada ainda pela carismática postura vocal de Teota - a imagem de um som que evoluía sem rédeas nesses tempos - bons tempos.
Bem localizados, em Braga, cidade da mais luminosa criatividade nesses idos dias, os RongWrong simbolizavam também a centralização de um certo rock alternativo; que era rock - inegavelmente, mas que era também a expressão de um modo alternativo, criativo e original de fazer música. Verdadeiramente estimulante o resultado. São três temas divinais, principalmente "Sombra Veloz" e "Enforcado".
O grupo viria ainda a participar na primeira edição da colectânea "À Sombra de Deus" (1989) com o tema "Estranho Prazer".
Esta sombra veloz...

vídeo Ver e ouvir os RongWrong em dois vídeos ao vivo; entre vídeos de outros projectos bracarenses.

som Ouvir os extractos dos três temas de "Sombra Veloz" .

rodela do Maxi Sombra Veloz
"Sombra Veloz" - RongWrong (Dansa do Som, 1987)

Lado A
01 Sombra Veloz

Lado B
02 Frenética Paixão
03 O Enforcado

tipo Alternativo
tipo RongWrong nos Anos 80

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas