Avançar para o conteúdo principal

VINIL|"Sombra Veloz" - RongWrong



RongWrong numa bela noite de recordações.
Estava prometido que um dia voltaria a esta "Sombra Veloz". Não só porque pessoalmente o acho um maxi-single extraordinário - numa visão mais afectiva, mas também e numa visão mais racional, porque efectivamente o considero um grande disco da moderna música portuguesa; uma peça importante, uma peça interessante.
Contemporâneos dos primeiros passos dos Mão Morta, os RongWrong, também eles um dos históricos grupos da cena bracarense, marcaram indelevelmente o seu tempo - na sua devida proporção, entenda-se.
O EP "Sombra Veloz" é o resultado da vitória do grupo na 3ª edição do Concurso de Música Moderna do Rock Rendez Vous (1986), a mesma edição que premiou os Mão Morta com o prémio de originalidade. Igualmente centrados na busca de uma originiliadde muito própria, o grupo era então composto por Manuel Leite (baixo), Toni Simões e Zé Salgado (guitarras), Berto Borges (bateria) e Teota na voz. O resto, a arte, brilhantemente escorraçada pela agulha do prato, são guitarras furtivas, agressivas, numa aceleração deambulante, fantástica, marcada ainda pela carismática postura vocal de Teota - a imagem de um som que evoluía sem rédeas nesses tempos - bons tempos.
Bem localizados, em Braga, cidade da mais luminosa criatividade nesses idos dias, os RongWrong simbolizavam também a centralização de um certo rock alternativo; que era rock - inegavelmente, mas que era também a expressão de um modo alternativo, criativo e original de fazer música. Verdadeiramente estimulante o resultado. São três temas divinais, principalmente "Sombra Veloz" e "Enforcado".
O grupo viria ainda a participar na primeira edição da colectânea "À Sombra de Deus" (1989) com o tema "Estranho Prazer".
Esta sombra veloz...

vídeo Ver e ouvir os RongWrong em dois vídeos ao vivo; entre vídeos de outros projectos bracarenses.

som Ouvir os extractos dos três temas de "Sombra Veloz" .

rodela do Maxi Sombra Veloz
"Sombra Veloz" - RongWrong (Dansa do Som, 1987)

Lado A
01 Sombra Veloz

Lado B
02 Frenética Paixão
03 O Enforcado

tipo Alternativo
tipo RongWrong nos Anos 80

Mensagens populares deste blogue

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

RECORDAÇÕES|"Anonimato" - Anonimato

A recordação ou o regresso ao Alentejo; o de sempre, aquele do suor, das noites frias de Inverno, da vadiagem...de tudo. Mas...regressando à música, algum espaço para os Anonimato; fenómeno especialmente regional - e que fenómeno - os Anonimato foram durante os anos de 1990 a 1997 um dos grandes - se não os maiores - embaixadores do pop-rock alentejano - sim, alentejano, neste âmbito até faz sentido. Com dois álbuns editados durante a sua curta carreira, este, o homónimo, traz os temas pelos quais o quarteto bejense mais ficou conhecido e que maior furor fizeram por esse Baixo Alentejo fora: "Sei que não sou" - pois claro, "Gravatas" e "Grão de Amor". Mas porquê? Não sei, senão as recordações que trazem, o que fazem sentir, a agradável textura pop que acompanha boa parte daquelas sinceras palavras lusas; bem medidas, bem sentidas. Depois, ainda h...

AVISOS À NAVEGAÇÃO|A trompa muda de casa

Não; a trompa não vai fechar portas. A trompa vai apenas mudar de casa, mudar de ares, rejuvenescer-se, agregar-se e ganhar nome próprio. Esperem por novidades depois da meia-noite!