Avançar para o conteúdo principal

TROMPALISTA|Os que chegaram atrasados


Os que chegaram atrasados...
Esta coisa das listas dos melhores do ano tem destas injustiças e omissões - geralmente a razão de intermináveis discussões. Parece tontice, mas gosto de lembrar que esses são os melhores dentre aqueles que se conseguiram ouvir até à data de apresentação da lista - parece lógico, eu sei, mas para quem lê às vezes não é . Os que chegaram atrasados é isso mesmo, são os discos que, ou porque chegaram às mãos cá do maestro já em 2007, ou porque por simples falta de tempo não mereceram a devida atenção em 2006, não chegaram à lista dos 99 do ano. Pois...se têm chegado a tempo, talvez lá estivessem...são mais 9 e merecem mais algum destaque:

01 Nado Vivo - "Saudade de Ar", já em tempo por aqui se disse que "o som é simples, cru como a dor que encena, marcadamente ambiental, estruturamente minimal, o indie rock de Nado Vivo é uma paixão". É mesmo.

02 Luís Ribeiro - "Red Shoes", sao quatro peças sonoras numa "miscelânea de efeitos, sons, colagens seguidas e formas musicais diferentes, discretas, que vão nascendo, desenvolvendo-se, tornando-se suficientes para nos envolver". Excelente experiência.

03 Process of Guilt - "Renounce", a estreia em grande pela Major Label Industries desta banda eborense. São sete temas de um vibrabte e poderoso Death/Doom-Metal... Com personalidade...

04 Brigada Victor Jara - "Ceia Louca", o disco que marca os 31 anos de carreira de um dos grupos mais importantes de sempre da música tradicional portuguesa; é bom não esquecer...como "quem sabe nunca esquece".

05 Electric Willow - "Mood Swing", um indie-folk de toque acústico mergulhado num forte intimismo, num turbilhão de emoções, sensações e paixões...é música; simplesmente música.

06 Phantom Vision - "Instinct", ainda ontem andaram por estas bandas como que a provar que o goth-rock nacional ainda mexe; e bem. É um disco bem conseguido, bem produzido e com um resultado final bastante satisfatório.

07 Chalana 1984 - "Kick-Off", música improvisada "a circular por múltiplas experimentações caseiras tiradas por efeitos e ruídos de microfones, guitarras, brinquedos sonoros, pedais e rádios". Um pequena loucura.

08 Before the Torn - "Behind Even Treason", tão melódico quanto violento, "Behind Even Treason" é "um disco possante e possuído por um caudal sonoro poderoso...pesado...metal...hardcore...". Pois é...bons indícios.

09 Kussondulola - "Guerrilheiro", o regresso de Janelo e da sua trupe em bom estilo; não é ainda o regresso aos velhos tempos, no entanto, o reggae dos históricos Kussondulola ainda tem espaço...grande "Guerrilheiro".

capa de Success in Cheap Prices
"Saudade de Ar" - Nado Vivo (Edição de Autor, 2006)

Mensagens populares deste blogue

RECORDAÇÕES|"Anonimato" - Anonimato

A recordação ou o regresso ao Alentejo; o de sempre, aquele do suor, das noites frias de Inverno, da vadiagem...de tudo. Mas...regressando à música, algum espaço para os Anonimato; fenómeno especialmente regional - e que fenómeno - os Anonimato foram durante os anos de 1990 a 1997 um dos grandes - se não os maiores - embaixadores do pop-rock alentejano - sim, alentejano, neste âmbito até faz sentido. Com dois álbuns editados durante a sua curta carreira, este, o homónimo, traz os temas pelos quais o quarteto bejense mais ficou conhecido e que maior furor fizeram por esse Baixo Alentejo fora: "Sei que não sou" - pois claro, "Gravatas" e "Grão de Amor". Mas porquê? Não sei, senão as recordações que trazem, o que fazem sentir, a agradável textura pop que acompanha boa parte daquelas sinceras palavras lusas; bem medidas, bem sentidas. Depois, ainda h...

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de...