Avançar para o conteúdo principal

TROMPALISTA|Os que chegaram atrasados


Os que chegaram atrasados...
Esta coisa das listas dos melhores do ano tem destas injustiças e omissões - geralmente a razão de intermináveis discussões. Parece tontice, mas gosto de lembrar que esses são os melhores dentre aqueles que se conseguiram ouvir até à data de apresentação da lista - parece lógico, eu sei, mas para quem lê às vezes não é . Os que chegaram atrasados é isso mesmo, são os discos que, ou porque chegaram às mãos cá do maestro já em 2007, ou porque por simples falta de tempo não mereceram a devida atenção em 2006, não chegaram à lista dos 99 do ano. Pois...se têm chegado a tempo, talvez lá estivessem...são mais 9 e merecem mais algum destaque:

01 Nado Vivo - "Saudade de Ar", já em tempo por aqui se disse que "o som é simples, cru como a dor que encena, marcadamente ambiental, estruturamente minimal, o indie rock de Nado Vivo é uma paixão". É mesmo.

02 Luís Ribeiro - "Red Shoes", sao quatro peças sonoras numa "miscelânea de efeitos, sons, colagens seguidas e formas musicais diferentes, discretas, que vão nascendo, desenvolvendo-se, tornando-se suficientes para nos envolver". Excelente experiência.

03 Process of Guilt - "Renounce", a estreia em grande pela Major Label Industries desta banda eborense. São sete temas de um vibrabte e poderoso Death/Doom-Metal... Com personalidade...

04 Brigada Victor Jara - "Ceia Louca", o disco que marca os 31 anos de carreira de um dos grupos mais importantes de sempre da música tradicional portuguesa; é bom não esquecer...como "quem sabe nunca esquece".

05 Electric Willow - "Mood Swing", um indie-folk de toque acústico mergulhado num forte intimismo, num turbilhão de emoções, sensações e paixões...é música; simplesmente música.

06 Phantom Vision - "Instinct", ainda ontem andaram por estas bandas como que a provar que o goth-rock nacional ainda mexe; e bem. É um disco bem conseguido, bem produzido e com um resultado final bastante satisfatório.

07 Chalana 1984 - "Kick-Off", música improvisada "a circular por múltiplas experimentações caseiras tiradas por efeitos e ruídos de microfones, guitarras, brinquedos sonoros, pedais e rádios". Um pequena loucura.

08 Before the Torn - "Behind Even Treason", tão melódico quanto violento, "Behind Even Treason" é "um disco possante e possuído por um caudal sonoro poderoso...pesado...metal...hardcore...". Pois é...bons indícios.

09 Kussondulola - "Guerrilheiro", o regresso de Janelo e da sua trupe em bom estilo; não é ainda o regresso aos velhos tempos, no entanto, o reggae dos históricos Kussondulola ainda tem espaço...grande "Guerrilheiro".

capa de Success in Cheap Prices
"Saudade de Ar" - Nado Vivo (Edição de Autor, 2006)

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas