Avançar para o conteúdo principal

TROMPALISTA|Os que chegaram atrasados


Os que chegaram atrasados...
Esta coisa das listas dos melhores do ano tem destas injustiças e omissões - geralmente a razão de intermináveis discussões. Parece tontice, mas gosto de lembrar que esses são os melhores dentre aqueles que se conseguiram ouvir até à data de apresentação da lista - parece lógico, eu sei, mas para quem lê às vezes não é . Os que chegaram atrasados é isso mesmo, são os discos que, ou porque chegaram às mãos cá do maestro já em 2007, ou porque por simples falta de tempo não mereceram a devida atenção em 2006, não chegaram à lista dos 99 do ano. Pois...se têm chegado a tempo, talvez lá estivessem...são mais 9 e merecem mais algum destaque:

01 Nado Vivo - "Saudade de Ar", já em tempo por aqui se disse que "o som é simples, cru como a dor que encena, marcadamente ambiental, estruturamente minimal, o indie rock de Nado Vivo é uma paixão". É mesmo.

02 Luís Ribeiro - "Red Shoes", sao quatro peças sonoras numa "miscelânea de efeitos, sons, colagens seguidas e formas musicais diferentes, discretas, que vão nascendo, desenvolvendo-se, tornando-se suficientes para nos envolver". Excelente experiência.

03 Process of Guilt - "Renounce", a estreia em grande pela Major Label Industries desta banda eborense. São sete temas de um vibrabte e poderoso Death/Doom-Metal... Com personalidade...

04 Brigada Victor Jara - "Ceia Louca", o disco que marca os 31 anos de carreira de um dos grupos mais importantes de sempre da música tradicional portuguesa; é bom não esquecer...como "quem sabe nunca esquece".

05 Electric Willow - "Mood Swing", um indie-folk de toque acústico mergulhado num forte intimismo, num turbilhão de emoções, sensações e paixões...é música; simplesmente música.

06 Phantom Vision - "Instinct", ainda ontem andaram por estas bandas como que a provar que o goth-rock nacional ainda mexe; e bem. É um disco bem conseguido, bem produzido e com um resultado final bastante satisfatório.

07 Chalana 1984 - "Kick-Off", música improvisada "a circular por múltiplas experimentações caseiras tiradas por efeitos e ruídos de microfones, guitarras, brinquedos sonoros, pedais e rádios". Um pequena loucura.

08 Before the Torn - "Behind Even Treason", tão melódico quanto violento, "Behind Even Treason" é "um disco possante e possuído por um caudal sonoro poderoso...pesado...metal...hardcore...". Pois é...bons indícios.

09 Kussondulola - "Guerrilheiro", o regresso de Janelo e da sua trupe em bom estilo; não é ainda o regresso aos velhos tempos, no entanto, o reggae dos históricos Kussondulola ainda tem espaço...grande "Guerrilheiro".

capa de Success in Cheap Prices
"Saudade de Ar" - Nado Vivo (Edição de Autor, 2006)

Mensagens populares deste blogue

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

CASSETE|"Changing on a Time Frame" - Sadcow

Sinfonias que vêm da Trofa... ...chama-se Sadcow e eram formados por Braços (voz e guitarra), Secundino (guitarra), Pai Caveja (baixo) e Guétó (bateria) - com Lia como convidada em "Question"). A demotape chama-se "Changing on a Time Frame" e é uma versão promocional de 1995 lançada pela Independent Records; inclui os temas "It's Just Me", "Million Bucks Nonsense", "Question" e "Ride On You". A produção é de Luís de Barros. Download de "Changing on a Time Frame" . "Changing on a Time Frame" - Sadcow (1995) www.sinfonias.org

NETLABELS|"Revisitado (com Voz)" - Clorofilia Azul

Mais novidades Test Tube... Hoje é Hugo Santos e o seu projecto Clorofilia Azul. Primeiro de um conjunto de dois volumes a editar pela Test Tube, neste, Hugo Santos revisita a sua obra (2000-2004) com temas onde a palavra é um elemento presente; o segundo será apenas instrumental (ambos com selecção de Pedro Leitão e Hugo Santos). A palavra e a mensagem. Para além da electrónica forte, batida, é a voz de Hugo Santos e o muito sampling, diversificado, curioso em alguns casos - confiram vocês mesmos, que torna invulgar parte da arte deste "Revisitado (com Voz)". São 12 faixas a experimentar, já! > Fonte: Test Tube Download de "Revisitado (com Voz)" . "Revisitado (com Voz)" - Clorofilia Azul (Test Tube, 2007) Electrónica/Experimental testtube.monocromatica.com