Avançar para o conteúdo principal

OLHARES|"Estilhaços" - Adolfo Luxúria Canibal + António Rafael


Porque vale a pena...mesmo.
Não só porque traz um Adolfo Luxúria Canibal igual a si mesmo - nada de novo; não só porque traz igualmente um exímio António Rafael - duas mãos mortas, portanto; "Estilhaços" vale antes porque traz os dois, como um todo. De corpo e alma. Porque nada parece essencialmente novo e tudo parece excelente, absolutamente fantástico na sua simplicidade, "Estilhaços" é um documento simbólico, quer no seu lirismo, quer na sua musicalidade.
Baseado no espectáculo de spoken word apresentado por Adolfo Luxúria Canibal em vários locais (incluindo Budapeste) e tendo por base o seu livro com o mesmo nome, "Estilhaços" disco, é um registo que viaja bem para lá da força das palavras, das histórias, dos contextos. É uma pérola ambiental. Não é só a poesia, a ideia, não são só os cenários criados pelo sufoco das palavras, são também os ambientes sonoros, os passos entre Braga e Paris divinalmente coloridos pela enormidade instrumental do trabalho de António Rafael (piano, sintetizador e programações) e convidado (contrabaixo de Henrique Fernandes). Fiquei vidrado com tal crueza e simplicidade.
São sete peças, apenas sete: o forte e ruidoso sussurro inicial de "De estrelas nada sei"; a enormidade imagética na pessoal deambulação de "Noite transfigurada"; o cruzamento parisiense na tristeza infantil de "A filha surda" - que contrabaixo; o mergulho autobiográfico de "O tempo que passa"; o brilhante arrepio esquizóide de "Braga, meu amor"; a imagem de uns Mão Morta em "White light/white heat"; o adorável e saltitante piano de "Homem aos saltos" - sempre com o pequeno Mateus pela mão. Fantástico.
São sete peças, apenas sete; peças de uma estranha forma de ser...única e tão pessoal.

som Ouvir alguns excertos de "Estilhaços".

capa de Estilhaços
"Estilhaços" - Adolfo Luxúria Canibal + António Rafael (Transporte de Animais Vivos, 2006)

01 De estrelas nada sei
02 Noite transfigurada
03 A filha surda
04 O tempo que passa
05 Braga, meu amor
06 White light/white heat
07 O Homem aos saltos

tipo Spoken Word

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de