Avançar para o conteúdo principal

RECORDAÇÕES|"Dar & Receber" - António Variações


"Vem que o amor
Nem é o tempo
Que o faz
Vem que o amor
É o momento
Em que eu me dou
Em que te dás"
- ("Canção de Engate")

"O meu gosto é o melhor", canta Variações em "Deolinda de Jesus", um tema dedicado à mãe; não sei se é o melhor, mas que é diferente , é.
Desconcertante. Podia ser outro o adjectivo, mas para o caso, é este o que primeiramente se me coloca cada vez que vejo, cada vez que ouço parte ou o todo do artista ou da obra deste barbeiro que a 3 de Dezembro de 1944 nasceu no Lugar de Pilar, em Fiscal, freguesia da minhota terra de Amares.
Naturalmente, em "Dar & Receber", disco editado no ano da morte do músico, Variações não inventa - igual a si próprio. Fascinante - cada vez mais. Não é só a imagem, é também o som, é a figura, é todo um produto que mais tarde ou mais cedo acabou por se impor - por si; António Joaquim Rodrigues Ribeiro, ele mesmo.
Desconcertante. Entre o futurista - até visionário - e o kitsch, António Variações está, finalmente, onde deve estar; no local onde estão as figuras mais importantes da história da música portuguesa do século XX - é de história que falamos. Com influências declaradas do fado de Amália, "Dar & Receber" é também ele - como se adivinha - um disco único. Duvido que haja outro artista - sério - que consiga aninhar num disco só, influências do fado, do pop, do folclore, da new wave, do rock, eu sei lá, enfim, tudo numa certa forma de fazer arte - tão estranha e arrojada quão fascinante. "Dar & Receber" é assim...assim, dele e só dele. Também nosso.
Quanto ao resto, os Heróis do Mar deram uma ajuda.

Ouvir alguns excertos de "Dar & Receber"


"Dar e Receber" - António Variações (EMI - Valentim de Carvalho, 1984)

01 Perdi a Memória
02 Canção de Engate
03 Canção
04 Dar e Receber
05 Quem Feio Ama...
06 ...Que Pena Seres Vigarista
07 Olhei P'ra Trás
08 Erva Daninha Alastrar
09 Deolinda de Jesus

Pop/Rock
www.variacoes.com

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de