Avançar para o conteúdo principal

RECORDAÇÕES|"O Ocidente Infernal" - Pedro Ayres Magalhães


Que ocidente experimental...
Foi mais ou menos ali, mais ou menos entre o fim dos Heróis do Mar e o nascer dos Madredeus, que Pedro Ayres de Magalhães fez brotar este "O Ocidente Infernal", um maxi-single datado de 1985 e com etiqueta partilhada entre Fundação Atlântica e a EMI (a segunda acabara de adquirir a primeira).
É pelo Lado A que esta visita começa - normalmente assim é; a visita a um universo sonoro exploratório, de batida minimal, repetitiva, de intensidade crescente. Denso, qual picareta de música em série partindo pedra, maquinalmente, qual fábrica a todo o vapor, cheia, complexa, de movimentos ordenados, orientando esta viagem para uma experiência a ocidente, infernal...em 7 minutos e mais qualquer coisa.
Porque depois, há um Lado B. Mais um dia mais uma viagem. Ao fundo, o barulho do cacilheiro calcorreando as águas disponíveis de um Tejo, vivo. A chuva no toldo, a ondulação, o ruído das pessoas do lado de cá; na viagem, a paisagem do rio, a vida, o dia-a-dia que se aproxima, pop, passo a passo, como que preparando um fim de dia sempre igual. Baixa a rampa do cacilheiro, é tempo de acordar; o rio lá fica, ao fim de 13 minutos, esperando pelo próximo batel que o há-de rasgar...Infernalmente belo.
Uma pequena delícia experimental, pensada para ser a primeira de cinco experiências instrumentais.

Que bela prenda, encontrada por essa net fora.


"O Ocidente Infernal" - Pedro Ayres Magalhães (1985/Fundação Atlântica/EMI)

> Lado a - "O Ocidente infernal"
> Lado b - "Adeus Torre de Belém"

Experimental

Mensagens populares deste blogue

NETLABELS|"Revisitado (com Voz)" - Clorofilia Azul

Mais novidades Test Tube... Hoje é Hugo Santos e o seu projecto Clorofilia Azul. Primeiro de um conjunto de dois volumes a editar pela Test Tube, neste, Hugo Santos revisita a sua obra (2000-2004) com temas onde a palavra é um elemento presente; o segundo será apenas instrumental (ambos com selecção de Pedro Leitão e Hugo Santos). A palavra e a mensagem. Para além da electrónica forte, batida, é a voz de Hugo Santos e o muito sampling, diversificado, curioso em alguns casos - confiram vocês mesmos, que torna invulgar parte da arte deste "Revisitado (com Voz)". São 12 faixas a experimentar, já! > Fonte: Test Tube Download de "Revisitado (com Voz)" . "Revisitado (com Voz)" - Clorofilia Azul (Test Tube, 2007) Electrónica/Experimental testtube.monocromatica.com

EM CARTAZ|Dixie Boys...

...com os espanhóis Ultracuerpos. Ouvir alguns sons dos Dixie Boys . www.audienciazero.org/eixo www.myspace.com/barcoportorio

CASSETE|"Changing on a Time Frame" - Sadcow

Sinfonias que vêm da Trofa... ...chama-se Sadcow e eram formados por Braços (voz e guitarra), Secundino (guitarra), Pai Caveja (baixo) e Guétó (bateria) - com Lia como convidada em "Question"). A demotape chama-se "Changing on a Time Frame" e é uma versão promocional de 1995 lançada pela Independent Records; inclui os temas "It's Just Me", "Million Bucks Nonsense", "Question" e "Ride On You". A produção é de Luís de Barros. Download de "Changing on a Time Frame" . "Changing on a Time Frame" - Sadcow (1995) www.sinfonias.org