Avançar para o conteúdo principal

RECORDAÇÕES|"O Ocidente Infernal" - Pedro Ayres Magalhães


Que ocidente experimental...
Foi mais ou menos ali, mais ou menos entre o fim dos Heróis do Mar e o nascer dos Madredeus, que Pedro Ayres de Magalhães fez brotar este "O Ocidente Infernal", um maxi-single datado de 1985 e com etiqueta partilhada entre Fundação Atlântica e a EMI (a segunda acabara de adquirir a primeira).
É pelo Lado A que esta visita começa - normalmente assim é; a visita a um universo sonoro exploratório, de batida minimal, repetitiva, de intensidade crescente. Denso, qual picareta de música em série partindo pedra, maquinalmente, qual fábrica a todo o vapor, cheia, complexa, de movimentos ordenados, orientando esta viagem para uma experiência a ocidente, infernal...em 7 minutos e mais qualquer coisa.
Porque depois, há um Lado B. Mais um dia mais uma viagem. Ao fundo, o barulho do cacilheiro calcorreando as águas disponíveis de um Tejo, vivo. A chuva no toldo, a ondulação, o ruído das pessoas do lado de cá; na viagem, a paisagem do rio, a vida, o dia-a-dia que se aproxima, pop, passo a passo, como que preparando um fim de dia sempre igual. Baixa a rampa do cacilheiro, é tempo de acordar; o rio lá fica, ao fim de 13 minutos, esperando pelo próximo batel que o há-de rasgar...Infernalmente belo.
Uma pequena delícia experimental, pensada para ser a primeira de cinco experiências instrumentais.

Que bela prenda, encontrada por essa net fora.


"O Ocidente Infernal" - Pedro Ayres Magalhães (1985/Fundação Atlântica/EMI)

> Lado a - "O Ocidente infernal"
> Lado b - "Adeus Torre de Belém"

Experimental

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de