Avançar para o conteúdo principal

OLHARES|"Popétnico" - Fadomorse


É uma ideia antiga, esta. Uma ideia de forte personalidade.
A cada novo registo de Fadomorse, há por aqui uma ansiedade que se renova - confesso; é estranho, às vezes, nem sei bem porquê. Há uma espera que termina, uma forte vontade em perceber para onde vai este fado agora. Não vai para muito longe, fica mesmo aqui. Ainda bem...
Criado em Paris em 1997, ainda sob a forma Azimuth, foi já em Portugal e em 1998, que a mesma formação composta por Jorge Correia (bateria), Hugo Correia (baixo e voz) e Sérgio Speed (guitarra) se transformaria em Fadomorse. Após tal metamorfose, já tivemos "Gritar o Fado" (2002), "Entrudo" (2004) e "Gritar o Fado Revisitado" (2005), exemplos já quase perfeitos de um movimento de incorporação capaz de enrolar num palco só, parte do espólio musical tradicional com parte dos recursos da moderna música pop - Hugo Ferraz é o MC de serviço e "Groove for Peace" não engana. "Popétnico", não inventa, antes pelo contrário, confirma toda a beleza e profundidade deste projecto feito todo ele de fusão; melhor, há nele um trabalho cada vez mais cuidado ao nível da poesia e da interpretação - Amélia Muge dá uma ajuda em "Senhora de dois nomes" e Daniela Correia e Jacqueline Fernandes fazem tudo o resto. Claro, depois há sempre aquela voz de Hugo Correia.
Há em "Popétnico" toda uma ideia de nova cultura, renovada, arriscada, uma veia experimental que se mantém intacta. A forma como a nova pop e as sonoridades mais tradicionais coexistem nesta rodela, é acima de tudo original - já o era, pois esteticamente a evolução não é muita - continuando os Fadomorse a deambular livremente pela personalização de uma música nacional - a de Fadomorse, misturando sem rodeios modelos tipicamente urbanos, como o hip-hop ou mesmo o rock, com modelos sonoros mais rurais e tradicionais.
Excelente "Liiana".

Ouvir dois temas de "Popétnico".


"Popétnico" - Fadomorse (2006/MDP)

01 Lidiana
02 7 sem Dó
03 Senhora de dois nomes
04 Groove for Peace
05 Xute d'Alma

Fusão
www.fadomorse.net
fadomorse@hotmail.com

Mensagens populares deste blogue

AUDIÇÕESBrilhante Pop 2003
São 3 discos pop, mais à esquerda, mais à direita, mais ao centro, trazem ao microfone 3 excelentes vozes femininas:
"Le Jeu" - Balla (2003/Music Mob/58)

Um disco irresistível.
Fantástica a voz sensual de Sylvie C em mais um lúcido disco de Armando Teixeira, melódico, marcado por ambientes voluptuosos, por uma pop interior, estética e poética.
Imageticamente irresistível, qual bandeira gaulesa a flutuar. Depois de um prometedor e excelente primeiro álbum, "Balla", Armando Teixeira voltou a surpreender as massas melómanas em 2003, com um disco cheio de charme e personalidade, sustentado pelo rigor da electrónica em doses incrivelmente equilibradoras do resultado final. Intemporal.
A elegância proporcionada por este "Le Jeu" é verdadeiramente assombrosa, quer se reine por ambientes pop mais jazzy quer se rume em direcção à "chanson française", este disco atinge o auge principalmente na voz de Sylvie C.
De uma simplicidade rumo…
SÍTIO DA QUINZENAFórum Sons
Não é novidade, mas o Fórum Sons é há muito local de encontro de melómanos lusos. É um fórum como qualquer outro, tem é a vantagem de ser frequentado por muita e boa gente.
Grande fórum!

Sítio: www.forumsons.com

CASSETE|"The Rail Track" - Negative Reaction

Há novidades no PlayOnTape...de Samora Correia.
Hoje, são os Negative Reaction (Pedro - guitarra, Zé - baixo, Rui - guitarra e voz e Carlos - bateria), com uma demotape de 1996, com dois temas, intitulada "The Rail Track" (8'10'').
rock no play...

Download de "The Rail Track" .


Rock
playontape.blogspot.com