Avançar para o conteúdo principal

OLHARES|"Senhor Poeta" - Frei Fado D'El Rei



Extraordinário. Senti-me rendido.
Que beleza; que bela homenagem ao senhor poeta, ao senhor mais do que isso, mais do que quase tudo: José Afonso. O "Senhor Poeta", novo álbum dos portuenses Frei Fado D'El Rei (Carla Lopes - voz, Cristina Bacelar - guitarra e voz, José Flávio Martins baixo acústico, bandoloncelo e bandola, Ricardo Costa - guitarra, Rui Tinoco - teclados e programações e Zagalo - percussões), projecto nascido em 1990, é uma homenagem a José Afonso, surgida no seguimento das comemorações do 20º aniversário da morte do artista. Uma aventura arriscada; ou talvez não. Não.
Podia ser mas não o é; um qualquer disco de versões. Podia ser mas não a é; uma homenagem qualquer. "Senhor Poeta", integralmente composto por temas de Zeca Afonso, é uma homenagem de um requinte absolutamente arrasador; do princípio ao fim - que arrepio, diferente, com "A Morte Saiu à Rua. Há homenagens, tributos, há discos de versões e há discos mais ou menos parecidos com tudo e com nada; o "Senhor Poeta" é um trabalho de reinvenção da obra de José Afonso. Singelo. Feito com cautela. Feito com respeito. Feito com o objectivo de apenas enaltecer a obra do homenageado. Plenamente conseguido.
Mas o que tem assim de tão especial o "Senhor Poeta"? É fácil, tem tudo. E o tudo, aqui, não mexe obviamente com a poesia, mexe com a música; com a fantasia e a originalidade dos arranjos. Basicamente, mexe com o bom gosto depositado em todas as peças deste disco. Trabalhando com a mão cheia de alguns dos temas mais conhecidos de Zeca Afonso - mais arriscado ainda, os Frei Fado D'El Rei conseguem dar-lhe uma cor tão vibrante e tão diferente que se torna impossível não ficar colado ao disco de uma ponta à outra - ao longo das 14 faixas que o compõem. Às vezes, não se imagina ser possível. Ser possível ser surpreendido a cada tema. A cada reinterpretação. Mas acontece. Acontece porque o grupo se esforça por fazer de cada tema uma experiência diferente, única, uma peça com actores e ideias diferentes. Tudo aqui vive da riqueza da composição, na forma como as canções acabam por se diferenciar da sua raiz; seja pela profundidade das vozes femininas, seja pelo brilhante trabalho de cordas, seja pelo luminoso trabalho da percussão. Admito que fui surpreendido. E é bom.
Eis um disco a descobrir por quem gosta de José Afonso mas também por quem gosta de o ver por outros olhos. Estou derretido.
Brilhante. Irrepreensível.

som Ouvir Frei Fado D'El Rei.

Capa de Senhor Poeta
"Senhor Poeta" - Frei Fado D'El Rei (Bartilotti, Ovação, 2007)

01 Senhor Poeta
02 Canção do Mar
03 Canto Moço
04 Verdes São Os Campos
05 Senhor Arcanjo
06 A Morte Saiu À Rua
07 O Comboio Descendente
08 Era Um Redondo Vocábulo
09 Que o Amor Não Me Engana
10 Rio Largo de Profundis
11 Na Catedral de Lisboa
12 As Sete Mulheres do Minho
13 De Não Saber o Que Me Espera
14 Tu Gitana

tipo Tradicional
sítio www.freifado.net
sítio www.bartilotti.com
sítio www.ovacao.pt

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de