Avançar para o conteúdo principal

DISCOS DE UMA VIDA|2ª Parte: 1992-2001 - 19º/20º


Há uns tempos atrás, fiz por estas bandas o pequeno exercício de nomear os 10 discos da pop/rock nacional mais marcantes no período 1980/1991 - pessoalmente falando, claro. Podem não ser os melhores, nem os mais importantes, foram apenas os mais marcantes para este humilde escriba.
Esta foi a lista final:

#01 - "Linha Geral" - LINHA GERAL
#02 - "Mão Morta" - MÃO MORTA
#03 - "Free Pop" - POP DELL'ARTE
#04 - "78/82" - XUTOS & PONTAPÉS
#05 - "Só" - JORGE PALMA
#06 - "Divergências" - VÁRIOS ARTISTAS
#07 - "Coisas Que Fascinam" - MLER IFE DADA
#08 - "Corações Felpudos" - MÃO MORTA
#09 - "Cerco" - XUTOS E PONTAPÉS
#10 - "A Um Deus Desconhecido" - SÉTIMA LEGIÃO

Pois bem, aproveitando este pequeno período de férias, chega também o momento de continuar este mesmo exercício, agora para o período 1992/2001. Mais uma vez, estes são os discos que de uma forma ou de outra, este escriba considera mais marcantes. Nesta lista não aparecerão compilações, algo de que falarei mais tarde. Aí vão os números 19 e 20:

#19 - "Primavera de Destroços" - Mão Morta (2001/NorteSul)



Inevitável. É apenas um dos quatros discos de Mão Morta que aparecerão nesta lista, inevitavelmente. Como ignorar o "Cão da Morte", "Tu Disseste" ou "Primavera de Destroços", como ignorar o papel dos Mão Morta na história da música moderna portuguesa?

#20 - "Alternative Prison" - Primitive Reason (1996/União Lisboa)



Pode não ser o melhor álbum da banda mas uma coisa é certa, foi o mais marcante; como disse em tempos neste blog, este é um "cocktail explosivo feito de ska, reggae, punk, funk, hip-hop, hard-core e eu sei lá mais o quê, o som dos Primitive Reason é uma enorme festa feita de sons, influências e experiências sem fim."

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de