Avançar para o conteúdo principal

OLHARES|"Crude" - Joana Machado


Joana Machado nasceu em 1978 no Funchal, Madeira. É uma jovem cantora de jazz - já com um enorme currículo, também noutros géneros - que fez já este ano a sua estreia em disco; saíu há pouco e "Crude" é o seu título. Isso, "Crude".
Mas assim de repente, o que se pode esperar deste "Crude"?
Uma voz, um trio, uma viagem maravilhosa por lugares mais ou menos comuns do jazz, mas também por alguma da música dita de mais universal. Começou-se pelo fim...mas começou-se bem, não é um disco de rumo experimental, é essencialmente um disco bem construído e melhor interpretado.
Porque depois há também a voz, não só apenas uma voz, é também um instrumento...de canto fácil, límpido - tão simples que parece, nem tom acima nem tom abaixo, o certo, Joana Machado movimenta-se com grande singeleza por tonalidades e corpos tão diferentes como aqueles que a sua música pode oferecer, jazz ou não...de balanço brasileiro, de balanço clássico, sempre mas sempre, a perfeição em movimento. "Crude" apaixona pela simplicidade, pela crueza, pela pureza da interpretação - mesmo não oferecendo nada de especialmente novo ou inventivo.
Mas há também um trio de músicos com Afonso Pais à cabeça, guitarrista e director musical do álbum - e ainda compositor de dois temas; mas não é só, há também Bernardo Moreira no contrabaixo e Bruno Pedroso na bateria. São também eles e em boa parte, os grandes responsáveis pela agradável surpresa que foi este "Crude"; pela competância dos arranjos, pelo papel central e rítmico da guitarra, pela expressividade de todo o acompanhamento.
"Crude" é a estreia auspiciosa de uma vozes mais belas do jazz nacional, Joana Machado, assim só...

Ouvir alguns excertos de "Crude".


"Crude" - Joana Machado (2006/Tone of a Pitch Records)

01 ´Round Midnight
02 Ana Luiza
03 Roda Dentada
04 When Sunny gets Blue
05 Ginga Carioca
06 Day Dream
07 Tema da Joana
08 Contemplation

Jazz
www.joanamachadojazz.com
tone.toapmusic.com

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de