Avançar para o conteúdo principal

UMA A UMA|"All You Need Is Lisboa" - Vários Artistas


É um registo curioso, até por isso espantoso.
Não é um disco musicalmente fantástico, os anos 60 nunca o permitiriam (tecnicamente, politicamente, etc.), é acima de tudo um registo maravilhoso e historicamente representativo desse culto. O culto Beatles em Portugal, aqui demonstrado num documento kitsch, ingénuo e imaturo quanto apaixonante; um documento extraordinário, também ele representativo de um Portugal triste, vazio, limitado pelo traço imperdoável do lápis azul e pela rusga policial.
Uma palavra de apreço para o artwork de mackintóxico e para o excelente texto de Luis Pinheiro de Almeida.
A compilação é de 2004 e veio parar à colecção do mestre por 1€, novo.
Indescritível.

01 Duo Ouro Negro - "Agora Vou Ser Feliz" ("I Wann Hold Your Hand"), um dos momentos altos da compilação, a versão de Raúl Indipwo e Milo Mack-Mahom foi mesmo citada na Billboard.
02 Pop Five Music Incorporated - "Ob-La-Di Ob-La-Da", tema histórico - como quase todos - lembra-me como eram engraçados os bailaricos nos anos 70-80...
03 Conjunto Mistério e Fernando Concha - "Sem Ti Não Sei Viver" ("I'll Get You"), conjunto percursor do yé-yé nacional, tem nesta versão de 64 da autoria de Fernando Concha uma imagem do quão básica era produção da altura. Curiosa também.
04 Conjunto Universitário Hi-Fi - "I Call Your Name", estudantes de Coimbra; das vozes de Ana Maria e Carlos Correia (futuro guitarrista de Zeca Afonso) sairia uma das versões mais bem conseguidas do disco.
05 Guitarras de Fogo - "Seguirei o Sol" ("I'll Follow The Sun"), mais do que as "réplicas", efectivamente são as versões que mais nos divertem e esta é dessas...
06 Sheiks - "Michelle", mais saídos da casca, a "Michelle" dos Sheiks é dos temas mais bem conseguidos...pertinho do espírito.
07 Night Stars - "Eu Sei" ("I'll Be Back"), sofrível, já baseada numa versão brasileira.
08 Conjunto Académico Os Espaciais - "When I'm 64", com Toni Moura (Psico e Tantra) ao leme, esta é uma das tais "réplicas"...divertidas e até bem conseguidas.
09 Jotta Herre - "Penina", composta em 68 por Paul McCartney especificamente para os Jota Herre, é a raridade do disco. O grupo cumpre, a letra quase não sai do mesmo sítio: "Penina...Penina...One night..."
10 Simone de Oliveira - "Yesterday", escrita também em Portugal por Paul McCartney, em 65, é sem sombra de dúvidas uma das melhores canções da compilação; qualquer coisa entre o clássico e o falsete. Curiosa reivenção.
11 Carlos Bastos - "Hey Jude", hilariante, hilariante, hilariante...cem vezes hilariante. "Hey Jude" versão fado vadio, só ouvido. Na guitarra estava António Chaínho.
12 Pop Five Music Incorporated - "Blackbird" , sem dificuldades, boa "réplica"...
13 Conjunto Sousa Pinto - "Here There and Everywhere", mais um conjunto típico com uma interpretação típica, aqui apenas instrumental, sem nada de especial a ressalvar senão a presença do ex: ministro José Lello no conjunto.
14 Os Cinco Bambinos - "Eu Chamo Por Ti" ("I Call Your Name"), realmente desconhecidos, este é um dos temas que mais me agradou, "Eu chamo por ti, mas tu não vens...eu sou bom rapaz...trálálá". Versão de António Leitão.
15 Diamantes Negros - "Quero-te Sempre a Meu Lado" ("I Don't Want To Spoil The Party"), numa versão de Júlio Ribeiro, este é mais um daqueles documentos que traz consigo a expressão musical de uma época...
16 Carlos Mendes - "Penina", instrumentalmente bem mais conseguida que a dita original...dos Jota Herre.
17 Quarteto 1111 - "Ode To The Beatles", de 1971, é a excelente homenagem à banda de Liverpool. Muito bom.


"All You Need Is Lisboa" - Vários Artistas (2004/EMI)

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas