Avançar para o conteúdo principal

CRÍTICA"Symptom of Thisease " - Bio+Cria Cuervos+The Beatiful Schizophonic


Nunca me sinto muito bem a olhar com os ouvidos para estas peças. Muito à vontade. São peças que vão muito para lá daquilo que os meus olhos conseguem ouvir, muito para lá daquilo que os meus sentidos conseguem tactear. Essa é a beleza, o que ouvimos?
Bio
Nasce em 1999 para compor a banda sonora de uma curta metragem que nunca a chegou a ser. “The Distant Images of the Abstract Light” sim, editada em 1999 viu novamente em 2004 a luz do dia; sim, ao fim de 11 minutos cheira-se a luz do dia; antes foi o vento, os zunzuns da noite, uma calmaria até assustadora. Há um encadeamento, uma estrutura narrativa que quase se consegue sentir (facilmente) ao longo da peça (a certeza não é aqui de todo sustentável). Aos 11 minutos, o dia desperta, acorda-se e há o trânsito, as pessoas que falam, a vida do dia a dia. Soturna, mas bela. Bio é Samuel Jerónimo, sempre e bem, entre a hibridez do clássico e o experimental. O melhor registo do disco.
The Beatiful Schizophonic
É como uma corrente, de ondas, vagas distantes, corrente sanguínea que se vai aproximando e enrolando na areia da praia cada vez mais envolvente. Ameaçadora. Cada vez mais fechada. "Her heart is a room full of drones" não é um quarto é uma caixa, um sólido geométrico onde encosto o ouvido e ooommmmm até parar. É isso...depois vem a alma, mais perto, mais sonora, arrebatadora como um cilindro que se prepara para avançar sobre nós, enquanto ao longe, a suave e dissipada música nos acompanha num avassalador e contínuo fim. Assim continua a sua caminhada. "Soul scanner" está mais perto do coração, bate mais forte, dá cor à alma...até que se esvai...de repente. A rapariga? não vi, estava muito longe...em paz. The Beatiful Schizophonic é mais conceptual, é um pouco menos sedutor, o minimalismo das suas linhas electrónicas torna-o menos complexo, menos inovador, um pouco mais repetitivo. Algo mais.
The Beatiful Schizophonic é Jorge Mantas.
Luis Van Seixas masterizou.

Split-CD "Symptom of Thisease " - Bio+Cria Cuervos+The Beatiful Schizophonic (2004/Thisco/Fonoteca)

01 the distant image of the abstract light - Bio
02 forêt , forêt ,des yeux fourmillent - Cria Cuervos (ita)
03 her heart is a room full of drones - The Beatiful Schizophonic
04 soul scanner - The Beatiful Schizophonic
05 girl in ecstatic peace - The Beatiful Schizophonic

Electrónica/Experimental
www.thisco.net
Thisco: Loja

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas