Avançar para o conteúdo principal

AUDIÇÕESÉramos Assim: Biografia do Pop/Rock


Numa altura da época em que o mercado futebolístico se agita em busca das melhores aquisições, ontem, cá o maestro, conseguiu mais duas contratações para a sua equipa. Uma delas um amor antigo, nos vários sentidos que se possam encontar, a outra, um pouco mais recente...fruto até de uma certa curiosidade.

"Éramos Assim" - Boitezuleika (2005/Zona Música/Banzé)

Apenas com uma audição, pouco ou nada poderei dizer. Pouco direi, mesmo. Referiria apenas que não me apaixonou nem me repeliu. Deixou-me assim, na dúvida e a pedir uma segunda audição. É verdade que há qualquer coisa a nascer da simplicade de argumentos dos Boitezuleika, mas neste caso, depois de ouvir o disco apenas uma vez, não percebi ainda o quê? ainda...mas tenho esperança.

Para quem não conhece ainda o "Cão Muito Mau" dos Boitezuleika, basta dirigir-se ao site da Banzé, esperar pela activação da Soundblox, clicar em Trackse já está.


"Biografia do Pop/Rock" - Vários Artistas (1997/Movieplay)

O outro é uma verdadeira pérola. Há muito que ansiava pela vez desta "Biografia do Pop/Rock". A Movieplay oferece (salvo seja...)
Duplo CD de 30 temas, pretende de certo modo contribuir para a história do pop/rock português que vai dos anos 60 ao início dos anos 80, antes do tal "boom" do rock português de "Chico Fininho", "Patchouly" e companhia. Salvo raras excepções (UHF, Rock & Varius, Corpo Diplomático, Albatroz e o seu "Júlio é um Duro), tudo é novidade, quase tudo é interessante, tudo é história. A possibilidade de ouvir grupos de que apenas se ouviu falar (Ekus, Jets, Sheiks, Claves, Arte & Ofício, Mini Pop, Pop Five Music Incorporated, etc.) e que de certa forma estarão na génese do rock tal e qual o conhecemos, surge neste momento, como uma experiência riquíssima; não que as músicas sejam todas muito interessantes, claro que não, mas antes por aquilo que representam. Uma certa forma de fazer história.
E depois, ouvir "Era um Biquini Pequinino às Bolinhas Amarelas" será sempre uma experiência alternativa; então hoje...

Mensagens populares deste blogue

RECORDAÇÕES|"Anonimato" - Anonimato

A recordação ou o regresso ao Alentejo; o de sempre, aquele do suor, das noites frias de Inverno, da vadiagem...de tudo. Mas...regressando à música, algum espaço para os Anonimato; fenómeno especialmente regional - e que fenómeno - os Anonimato foram durante os anos de 1990 a 1997 um dos grandes - se não os maiores - embaixadores do pop-rock alentejano - sim, alentejano, neste âmbito até faz sentido. Com dois álbuns editados durante a sua curta carreira, este, o homónimo, traz os temas pelos quais o quarteto bejense mais ficou conhecido e que maior furor fizeram por esse Baixo Alentejo fora: "Sei que não sou" - pois claro, "Gravatas" e "Grão de Amor". Mas porquê? Não sei, senão as recordações que trazem, o que fazem sentir, a agradável textura pop que acompanha boa parte daquelas sinceras palavras lusas; bem medidas, bem sentidas. Depois, ainda h...

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de...