Avançar para o conteúdo principal


UMA A UMA"Filhos da Madrugada Cantam José Afonso" - Vários Artistas


Não podia ser de outra forma...hoje só dá...liberdade!
O disco é de 1994 e representa um tributo à obra do mestre José Afonso.
Uma a uma:

Disco 1
01 Maio Maduro Maio - Madre de Deus, "Qu'importa a fúria do mar, Que a voz não te esmoreça, Vamos lutar"
02 Coro dos Tribunais - G.N.R., "Foram-se os bandos de chacais, Chegou a vez dos tribunais"
03 A Formiga no Carreiro - Sitiados, " A formiga no carreiro, Andava à roda da vida"
04 Os Índios da Meia-Praia - Vozes da Rádio, "E se a má língua não cessa, Eu daqui vivo não saia"
05 Venham Mais Cinco - Tubarões, "A bucha é dura, Mais dura é a razão, Que a sustém, Só nesta rusga, Não há lugar, Pró filhos da mãe"
06 O Homem da Gaita - Peste & Sida, "E o pobre pedia a gritar, Ao homem da gaita, Que acabasse a fita, Mas nada ficou por quebrar"
07 Canto Moço - Ritual Tejo, "Lá do cimo duma montanha, Acendemos uma fogueira, Para não se apagar a chama, Que dá vida na noite inteira"
08 Vejam Bem - Delfins, "Vejam bem, Daquele homem, A fraca, Figura, Desbravando, Os caminhos, Do pão"
09 Canção de Embalar - Diva, "Dorme qu'inda a noite é uma menina, Deixa-a vir também adormecer"
10 Era um Redondo Vocábulo - Opus Ensemble, "Era um redondo vocábulo, Uma soma agreste"

Disco 2
01 Coro da Primavera - Xutos & Pontapés, "Os velhos tiranos, De há mil anos, Morrem como tu"
02 Cantigas de Maio - Sétima Legião, "Minha mãe quando eu morrer, Ai chore por quem muito amargou"
03 Chamaram-me Cigano - Resistência, "Ao dar uma volta, Caí no lancil, E veio, O diabo a ganir"
04 Traz Outro Amigo Também - Entre Aspas, "Seja bem-vindo quem vier por bem, Se alguém houver que não queira, Trá-lo contigo também"
05 O Avô Cavernoso - Mão Morta, "Ao avô cavernoso quem viu a tonsura?, E a tenda dos milagres e a privada?"
06 Que o Amor Não me Engana - Frei Fado D'el Rei, "Que amor não me engana, Com a sua brandura, Se da cantiga chama, Mal vive a amargura"
07 O Que Faz Falta - Censurados, "Quando a corja topa da janela, O que faz falta, Quando o pão que comes sabe a merda, O que faz falta"
08 Ronda das Mafarricas - Brigada Victor Jara, "Estavam todas juntas, Quatrocentas bruxas, À espera, À espera, Da lua cheia"
09 A Morte Saíu à Rua - UHF, "Uma, Gota rubra sobre a calçada, Cai"
10 Senhor Arcanjo - Essa Entente, "Palita os dentes, Põe-te a cavar, Dormem videntes, No Ultramar"
11 Grândola Vila Morena - Vários Artistas, "Grândola vila morena, Terra da fraternidade"

"Filhos da Madrugada Cantam José Afonso" - Vários Artistas (1994/BMG)

Mensagens populares deste blogue

RECORDAÇÕES|"Anonimato" - Anonimato

A recordação ou o regresso ao Alentejo; o de sempre, aquele do suor, das noites frias de Inverno, da vadiagem...de tudo. Mas...regressando à música, algum espaço para os Anonimato; fenómeno especialmente regional - e que fenómeno - os Anonimato foram durante os anos de 1990 a 1997 um dos grandes - se não os maiores - embaixadores do pop-rock alentejano - sim, alentejano, neste âmbito até faz sentido. Com dois álbuns editados durante a sua curta carreira, este, o homónimo, traz os temas pelos quais o quarteto bejense mais ficou conhecido e que maior furor fizeram por esse Baixo Alentejo fora: "Sei que não sou" - pois claro, "Gravatas" e "Grão de Amor". Mas porquê? Não sei, senão as recordações que trazem, o que fazem sentir, a agradável textura pop que acompanha boa parte daquelas sinceras palavras lusas; bem medidas, bem sentidas. Depois, ainda h...

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de...