Avançar para o conteúdo principal

CRÍTICA"Rocky Grounds, Big Sky" - The Unplayable Sofa Guitar


Ouve-se "Rocky Grounds, Big Sky" e pergunta-se: quem sou, por onde ando?
De repente não se entende por onde andamos ao ouvir "Rocky Grounds, Big Sky". A paisagem envolvente é-nos naturalmente tão estranha que dificulta a normal assunção da noção de tempo e espaço. De enquadramento. Há uma realidade palpitante que não é nossa, feliz, concertada, belissimamente interpretada mas estranha. Esteticamente não é nossa. Esteticamente. Bem vindos ao universo lírico de Paulo Miranda & Cia e dos Unplayable Sofa Guitar.
Ao fim do segundo álbum de originais, a "banda" de Paulo Miranda parece definitivamente afirmar-se e assumir o trilho a seguir. Ana Figueiras mantém-se como a voz que comanda a mensagem dos Unplayable Sofa Guitar e Francisco Silva (Old Jerusalem) assume-se como o terceiro elemento. O tal elemento, o da consistência absoluta.
"Rocky Grounds, Big Sky" é um mergulho profundo e sem rodeios nas raízes do country americano. O que torna este country especial? - a visão alternativa do mesmo. O som de fundo antigo, firmado nas imagens rurais de uma américa antiga, é também e pelo contrário, composto em redor de uma tez de fundo alternativo. Baseado no uso inteligente do sintetizador e do computador, este som apoia-se em definitivo neste equilíbro simples e ténue de um country de teor alternativo. Não há grande variação estética entre temas, há sim um conjunto de canções fortes que conduzem a um conceito inicialmente pensado, bem interpretado e de fundo emocional, que conferem a este trabalho dos Unplayable Sofa Guitar uma imagem de profunda consistência.
No fim, repetindo a audição pela terceira, quarta e décima vez, a sensação mantém-se: por onde andas, de onde vens e para onde vais?
- da América para o mundo!

Por AQUI podem ser ouvidos alguns dos temas do disco (depois de entrar clicar em catálogo).

"Rocky Grounds, Big Sky" - The Unplayable Sofa Guitar (2005/Bor Land/Subotnick Enterprises)

01 Dad's Guns
02 Drowning Song
03 Land Of Free Possum
04 Rocky Grounds, Big Sky
05 The Bear
06 Postcard Canyons
07 Halford's Excuses
08 Cold Be You
09 Apache Creek
10 Unless...
11 Bagged Camelias

Country Alternativo
www.sofaguitar.com
Bor Land

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas