Avançar para o conteúdo principal

RECORDAÇÕES"Danças Ocultas" - Danças Ocultas


As Danças Ocultas nasceram em Águeda no início da década de 90 e são um quarteto liderado por Artur Fernandes e composto igualmente por Filipe Cal, Filipe Ricardo e Francisco Miguel.
Com produção e direcção artística de Gabriel Gomes, "Danças Ocultas" marca a estreia do grupo com o mesmo nome no campo da edição discográfica, como uma das experiências mais originais da nova música tradicional portuguesa. E que estreia.
Há instrumentos especiais, mas admitindo que cada um tem os seus, o acordeão não passa por mim indiferente. As Danças Ocultas são neste momento, os grandes responsáveis por ressuscitar para o meio do palco o acordeão diatónico, mais conhecido por concertina. Sim, a concertina.
Tradicional, erudito e experimental. Com um novo álbum pronto para sair, apeteceu-me hoje recuar no tempo e dedicar algum espaço a estas Danças Ocultas. E como é bom ouvir um disco simples, feito de música popular, transformada, explorada a um nível tão alto, enérgico e apaixonante que dá prazer... O vigor como a concertina se esprai neste disco, como os músicos se ligam e interagem passando uma luz tão límpida, um som tão claro, que nos faz sentir tão bem. Muito bem.
Fantástico como o tradicional se transforma e se enquadra com uma simplicidade incrível na modernidade. Bela recordação.

"Danças Ocultas" - Danças Ocultas (1995/EMI)

01. Folia
02. Quarteira
03. Dança I
04. Dança II
05. Outubro
06. No(c)turno das 7
07. Concerteza
08. Momento
09. Moda assim ao lado
10. Queda d´ água
11. Meia folia

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de