Avançar para o conteúdo principal
-Maquete-
"New Connection" - New Connection

Uma das surpresas do meio alternativo em 2003, os New Connection, são oriundos de Lisboa e formaram-se em 2000, sendo então constituídos por Sandra Cachaço (voz), Gonçalo Leitão (guitarra), Pedro Antunes (baixo) e Cali (bateria). O grupo só adquiriu a sua formação actual em 2002, com a entrada de Torré (ex: Coty Cream) para a segunda guitarra e saxofone.

Pelo caminho, ficaram um conjunto de concertos iniciados em Julho de 2002 na Barraca, o Concurso de Bandas de Garagem promovido pela Câmara Municipal de Odivelas vencido em 2003 e a participação no Cabaret da Côxa da Sic Radical neste mesmo ano.

A maquete apresenta-nos um conjunto de 5 temas caracterizados por uma serenidade muito própria e ao mesmo tempo, perturbadora. O disco e o som que dele emana, procura uma posição de alguma intimidade entre o músico e o ouvinte, apelando a alguma calmia (inquietante por vezes), sustentada por ambientes escuros, cravados entre o silêncio e o bulício, essa fronteira por vezes inexistente, como são exemplos, os dois primeiros temas: “Departure To The Past” e “Waterfall”.

Gravada em Junho de 2003, a maquete “New Connection” é o primeiro registo da banda e surge-nos como a primeira fase de um processo evolutivo em que a banda lisboeta se encontrava na altura, e que neste momento, tendo passado pouco tempo, já ultrapassou de uma forma bem marcante e positiva sedimentando musicalmente o seu som em bases caracteristicamente mais sustentáveis.

Este registo dos New Connection mostra-nos uma banda à procura do seu espaço, aqui e ali presos ainda a algumas influências, mas a mostrarem-se decididos a trilhar o seu caminho, em busca da uma originalidade, não cedendo ao caminho fácil do som estereotipado e comercial, vagueando antes, pelo atmosfera difícil e complexa das sonoridades mais alternativas. O objectivo foi atingido, este registo deixa-nos inquietos, curiosos por sentir a evolução do grupo, deixa-nos assim, ligados.

Os New Connection são marcadamente uma banda em evolução, tanto em termos técnicos como em termos criativos, e para muito melhor, os últimos concertos mostra-nos uma banda a desmarcar-se cada vez mais do facilitismo modista do trip-hop, que os marcou no seu início e a enveredar pelo campo de um pop mais alternativo, menos sombrio, mais arrojado, mais sonoro, testando mesmo algum experimentalismo e explorando cada vez mais a voz em ascensão de Sandra Cachaço.

Em “New Connection” o intimismo musical é explorado ao máximo, e de forma descomplexada, até pela abordagem multilinguística que o grupo faz dos seus temas, utilizando o francês, o inglês ou o alemão para comunicar, como acontece em “Momente”, para nos manter, ligados...

O ambiente misterioso de “Smoke Fantasy” oferece-nos o tema mais original a nível instrumental, talvez fruto da utilização do sitar tocado pelo convidado João Alves (The No-Counts Doctrine Of Mayhem), mas mostra-nos igualmente a nível vocal, o tema onde mais se notam as influências iniciais do grupo. Ainda assim, e decididamente, um dos temas mais interessantes da maquete.

Marcada por uma ambiência perturbadora que se prolonga, um som escuro, solitário, que se prolonga até ao último tema, quiçá o mais expedito, mais forte e apelativo a um certo abanar dos músculos, contrariando o apelo mais intimista do resto do disco, o som dos New Connection leva-nos no seu embalo para o acordar em "Jeanette". A ligação está concluída.

Os New Connection, são hoje uma das novas bandas portuguesas em ascensão no difícil meio musical luso, a tentar trilhar o seu próprio caminho, fazendo a sua evolução evoluindo, em busca de um som e estilo próprios, cada vez mais definido à sua imagem, equilibrando os registos tristes, belos e melancólicos, de ambiências soturnas, com os apelos às entradas sonoras de alguma luz como sucede em “Jeanette”.

Maquete a ouvir rapidamente e se possível a confirmar ao vivo, enquanto se aguarda ansiosamente nova ligação...!


Maquete "New Connection" - New Connection - 2003(8/10)

01 Departure To The Past
02 Waterfall
03 Momente
04 Smoke Fantasy
05 Jeanette

Sítio:newconnection.planetaclix.pt

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas