Avançar para o conteúdo principal

OLHARES|"Première" - Qwentin



Misteriosos, enigmáticos, apenas Qwentin. A banda do Cartaxo lança hoje o seu esperado álbum de estreia; "Première" de seu título.
Devorado que foi o disco - era muita a curiosidade, de 12 temas - também chamados de curtas-metragens - cantados ou narrados em castelhano, inglês, francês, italiano, português, holandês e esperanto, a dúvida mantém-se intacta. Melhor, adensa-se o mistério reinante há muito em volta do quinteto ribatejano. Mas quem são os Qwentin? A resposta não é fácil, no entanto, a mais simples das versões diz que são um quinteto do Cartaxo formado pelas estranhas figuras de Drepopoulos Qwentinsson (baixo), Gospodar Qwentinsson (guitarra e voz), Morloch Qwentinsson (programações e teclados), Qweon Qwentinsson (guitarra e voz) e Bárány Qwentinsson (bateria). Muito bem. Formados em 2003, e já com os EP "Il Commence Ici" (2004) e "Uomo-Tutto" (2005) no bornal, os Qwentin têm se lançado numa torrente criativa que mistura ao vivo a música com a perfomance.
Sobre o disco e juntando todas as peças, não sei se no seu todo, "Premiére", tem a coerência interna que seria imaginável - não sei sequer se tal seria importante para o caso, o que sei, é que o primeiro álbum dos Qwentin é traçado por um quadro de exploração sonora constante, sem género ou estilo definido, apenas centrado no objectivo de contar a história que tem para contar - seja qual for a sua forma de expressão. E fazem-no bem. Na verdade, o mistério continua no ar, continua difícil o traçar de uma orientação para os Qwentin; de a perceber - é isso que os mantém vivos como projecto. Parece haver até um esforço para nos confundir, forçando positivamente a originalidade em cada uma das suas criações - numas melhor que noutras, obviamente; na música, na letra e ao vivo na expressão corporal.
Mas também não compliquemos; aqui tudo é rock! Mesmo que no estender do disco, se cheire um toque progressivo, se note um esgar de metal ou se trauteie uma ideia mais pop. De tendência alternativa, a música dos Qwentin é uma enorme experiência dedicada à imaginação, à exploração de novos conteúdos, às novas formas de comunicar. São outras formas de afirmação artística; de passar a mensagem.
Sem grandes subterfúgios técnicos, "Première" é de uma crueza e diversidade sonora assinalável, sendo de saudar, efectivamente, a chegada ao duro mercado do singular e invulgar rock dos Qwentin.
O disco foi produzido por Daniel Cardoso (Head Control System) e conta com a colaboração especial de Rui Duarte (RAMP) no tema “Mind (the) Thieves”.
Hoje, nas lojas (incluindo as online)!

som Ouvir o tema de apresentação, "N.F.O. Kronikoj". Por aqui, há muito mais som de Qwentin. E aqui também.

capa de Première
"Première" - Qwentin (Raging Planet, 2007)

01 Fatalidad!
02 Casualty Friday
03 Il Commence Ici
04 trailer de "Aqui."
05 Uomo-Tutto
06 Jornalisma
07 intervalo
08 Tweestrijd
09 Aqui.
10 N.F.O. Kronikoj
11 Mind (the) Thieves
12 Terrier

tipo Alternativo
sítio www.qwentin.com
sítio qwentinband.blogspot.com
sítio www.palcoprincipal.pt/qwentin

Mensagens populares deste blogue

DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas