Avançar para o conteúdo principal

OLHARES|"Huntclub" - Stowaways



Uma delícia. Singela.
Muitas vezes, nos últimos dias, me sento fascinado a ouvir "Huntclub" - o me sinto também servia, claramente. Entre várias coisas, penso sobre que singularidade atravessa o som dos Stowaways que os transforma numa das bandas mais interessantes do actual panorama musical lusitano - sentimentos? Nuno Sousa (voz, guitarra e teclas), Pedro Gonçalves (guitara), Sérgio Seabra (baixo) e João Carujo (bateria), com a participação de Fred no piano em "Deux Femmes" e João Covita no acordeão em "Military Waltz", "Charity Fucker" e "Deux Femmes", completam a actual trupe dos Stowaways.
A banda nasceu em 2001, em Matosinhos, em 2002 venceram a oitava edição do festival Termómetro Unplugged e em 2003, com o split-CD com os Alla Polacca - "We Have Made Thousands of Lonely People Happy - Why not you?" - deixaram-nos verdadeiramente de sobreaviso. A mim deixou, até hoje. Depois disso e lançado finalmente "Huntclub", há uma pergunta que se me impõe: valeu a pena a espera? Se valeu?
Ainda sentado - ainda, recostado no sofá e de olhos momentaneamente fechados, vem-me à memória a TV de há 30 anos, as imagens de uma rua antiga, a noite, as festas, o cinema de outros tempos, a vida de outros tempos feita realidade. Chama-se a isto o fascínio de um retro-pop feito num qualquer folk de tez modernista...original.
Ao todo são 16 temas. Melhor, são 16 canções. São de canções que falamos, cançõs consistentes, escorreitas, todas belas e diferentes - sim, quase todas. "Huntclub" é um disco vivo que vive em viagem pelo mundo, de norte a sul, de este a oeste, quase sem eira nem beira - para o caso, felizmente, numa serenidade e frescura abismal. De energia igual. Se a pop pode ser nova, viva e cativante, Stowaways andam perto da pólvora - pertíssimo. Da voz carismática de Nuno Sousa, passando pela especificidade dos arranjos, este é um disco de imagens, desprendido, que corre géneros e estilos de uma ponta a outra numa síntese criativa. Stowaways vive brilhantemente num cruzamento de estéticas - do Rio de Janeiro aos Balcãs com paragem em Paris, a festa vive-se cá, afinal. No fim, encontramos um som único, marcado pela exploração da influências várias e condimentado pelos pormenores dos coros, do acordeao, do piano, do trabalha do baixo, da marcação da bateria e de algum ambiente sintetizado - cantado ou instrumental. Uma delícia para ser disfrutada calmamente.
Há muito que o sofá deixou de sentir o meu peso, o recosto, agora danço ao ritmo da louca valsa...de outra coisa qualquer.
Claro que valeu a espera.

som Ouvir alguns sons de "Huntclub" no MySpace.

capa de Huntclub
"Huntclub" - Stowaways (Transformadores, 2006)

01 The Wedding Thimble
02 Prince Charming
03 Learn To Get What You Want Out Of Life
04 A Slice Of The Bride
05 Military Waltz
06 Trustworthy
07 Charity Fucker
08 Deux Femmes
09 I'm Not Moved
10 Guilt & Deceit
11 Prisioner's Song
12 Reputation March
13 Ghost In The Kitchen
14 I Don't Wanna Hear You Sing
15 Evening Prayer
16 The Landlord

tipo Alternativa
sítio www.transformadores.cpt

Mensagens populares deste blogue

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de...
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com