Avançar para o conteúdo principal

CRÍTICA"Exílio" - Quinteto Tati


O que dizer?
O que dizer de um disco que explana originalmente o cruzamento fértil de uma extraordinária geometria das palavras com a segurança, diversidade e riqueza das instrumentalizações e uma certa multiplicidade sonora, que vai da valsa ao swing, da bossa nova ao samba, do jazz a um certo tipo de música popular portuguesa. Pouco há a dizer senão, bravo!
E depois temos o carisma artístico de J.P.Simões, divinal na interpretação de mais do que uma mão cheia de músicas, expressão musical de uma constante viagem no tempo, sem local fixo, imagem continuada de uns certos Belle Chase Hotel perdidos no tempo mas a cantar nos braços da lusofonia.
Sim, porque aqui, no exílio, tudo vive na língua de Camões, num disco que só poderia mesmo ser cantado na língua lusíada. Um disco de amor e humor, suor sexo e muita poesia, de noite e de dia, "Exílio" leva-nos para lá de uma certa realidade, presente de uma vida diferente, de noite e de dia, por palavras cheias de poesia.
Um dos discos do ano!

"Exílio" - Quinteto Tati (2004/Transformadores)

01 Valsa quase antidepressiva
02 Rumba dos inadaptados (ou a morte do jovem contribuinte)
03 Suor e fantasia
04 Carta tardia
05 Domingo sem Deus
06 Um fado qualquer
07 A flor da vida, a arte do encontro, etc.
08 No Jazz
09 Vai já passar
10 Inventário marítimo
11 Uma para o caminho
12 Créditos finais

Sítio: www.transformadores.pt

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas