Avançar para o conteúdo principal

EM DIRECTO|Com Suarez



Do Alentejo para o mundo, Suarez falou-nos um pouco do seu álbum de estreia, "Visão de um Estranho":

a_trompa: Quem é o estranho Suarez?
(risos) Esta é a questão mais difícil, porque sinceramente ainda não sei bem quem é essa personagem. Mas pelo que conheço dele, acho que é uma pessoa que gosta muito de música e de pessoas. Compõe, escreve e produz... se é rap se é pimba, nem ele sabe!!! (risos)

a_trompa: Como analisa a actual momento do hip-hop em Portugal? e no Alentejo?
Acho que o movimento está cada vez melhor. Vejo muitos trabalhos a aparecer com bom conteúdo e cada vez mais musicais, acho que é desta que "legalizamos" o rap como um estilo credível! (risos). No Alentejo existem poucos rappers e produtores, mas estão a trabalhar nas cenas deles, espero ver mais manos aparecer...No geral está melhor, pois o pessoal já se vai interessando mais pelo estilo. Acho que temos todos de trabalhar muito e quando precisarmos de apoio devemos recorrer aos manos que estão há mais tempo no movimento, pois esta característica sempre foi muito particular no rap, (espírito de entre-ajuda) e é daquelas tradições que não deviamos deixar "morrer". Não podemos é esquecer que, ajudar é uma coisa, fazer o trabalho pelos outros, é outra cena totalmente diferente e também não podemos coordenar o tempo das pessoas.

a_trompa: O álbum "Visão de um Estranho" é marcado por uma mensagem com um carácter de intervenção político-social muito forte; é essa a essência da arte de Suarez?
Sim. provavelmente é a minha marca. As músicas do disco giram muito em torno da crítica e até hoje sempre foi o meu interesse perdilecto, para mim a música tem de ter mensagem, faz parte de mim, não condeno outras formas de estar na música, mas esta é a minha e só consigo compor assim. E eu sou muito crítico (defeito?(risos)), não quer dizer que tenha de falar mal de tudo e/ou de toda a gente, mas gosto de colocar alguns "dogmas" na minha balança e aplicar a minha opinião.

a_trompa: "Visão de um Estranho" é um disco marcado por uma grande revolta? essa visão mantém-se ou foi atenuada com o lançamento do disco? Há mais visões para contar?
Sim. Existe sempre cenas novas para "visionar", acho que jamais deixarei de ter "visões", aliás, cada vez tenho mais e até de diferentes perspectivas, por exemplo, hoje estou a tentar colocar as minhas visões em bases mais musicais. Eu necessito de estar sempre a exteriorizar o que sinto, não consigo parar (risos) é por isso que vou estar constantemente a arranjar novas formas para o fazer. Este disco reflecte uma grande parte da minha vida, mas desde o momento que terminei as gravações do álbum, ja me aconteceram 1001 coisas que quero transmitir, a vida não para, só abranda e acelera só temos de encaixar os ritmos (risos). Hei de regressar com mais visões não sei se serão tão estranhas. (risos)

a_trompa: O novo disco é marcado por um trabalho de produção bastante interessante; como tem sido a resposta do público ao disco? e aos concertos?
O Mcm foi grande responsável pela qualidade da produção, pois ele produziu cerca de 50% do disco e para mim ele é um dos melhores a fazer o que faz. Nos concertos sinto muito apoio e fico radiante, porque nunca esperei conseguir transmitir a minha mensagem num clima tão mágico, fico feliz e só tenho mesmo de agradecer aos que me apoiam. Em relação ao público em geral, só me consigo basear nos que me estão próximos e como não podia deixar de ser apoiam me com "unhas e dentes", tenho bons manos ao meu lado. Todas as críticas que tenho recebido tem sido muito positivas, não esperava tanto, a sério.

a_trompa: O que nos reserva o futuro de Suarez?
MÚSICA.....e muita de preferência.(risos) Estou a trabalhar em muitas coisas de diferentes registos e isso é muito enriquecedor para mim, provavelmente vou voltar com cenas diferentes e
espero estar ao nível dos manos que me apoiam. Espero que consiga ter uma vida "estável" para continuar a fazer música.

som Ouvir alguns sons de Suarez

foto de Suarez
tipo Rap
sítio covil-productions.blogspot.com
sítio www.myspace.com/covilproducoesestudios

Mensagens populares deste blogue

-Crítica- "No Body Needed" - In Her Space Não é um disco fácil. Como qualquer obra artística ou se gosta ou não, sendo por vezes ambos os pólos bem defensáveis. Esse é o caso deste "No Body Needed". Há melancolia, há tristeza, há um arrastar de tudo, da voz, da música, dos temas, do tempo, chegando a parecer que o disco nunca mais acaba. Isto é mau? depende! Não é um disco fácil, transpira referências, referência diria eu, mas não é, igualmente, um disco que nos deixe indiferentes, há qualquer coisa a brotar. A falta de energia chega realmente a ser enervante mas é um disco que cria uma ambiência interessante, calmante, expectante, enervante eu sei. Algum experimentalismo traz-lhe por vezes alguma vitalidade. Como qualquer obra artística nem sempre temos todas as respostas, nem sempre se sabe porque se gosta ou não de algo, e aqui, com os In Her Space, passa-se algo idêntico. Por vezes é um disco aborrecido, mas por outro lado tem momentos fortes, belos, mo

AVISO À NAVEGAÇÃO|Comunidade Tromp@genda

A comunidade tromp@genda nasceu...ou está para nascer! Com este recurso é possível a qualquer visitante deste blog inserir os concertos de artistas ou bandas nacionais a que pertence ou gosta. Se já tiverem uma conta Gmail, basta que enviem o endereço para blogatrompa@gmail.com a solicitá-lo para que se possa proceder à activação da mesma; brevemente terão acesso à tromp@genda a partir da vossa conta Gmail. Quem não tem conta Gmail (nem faz questão), pode entrar directamente através da conta de e-mail da tromp@genda (aqui disponibilizada). Feito o login no Gmail (num ou noutro caso), terão acesso à tromp@genda clicando em 'Calendário', campo visível no canto superior esquerdo do vosso monitor. Depois, é só introduzir o evento... Participem; encontram a tromp@genda no fim do blog...

VIDEOCLIP|"In the Land of the Blind" - BlackSunrise

Chama-se "In the Land of the Blind" e pertence a "Engulf the World in Frozen Flames" (Raging Planet, 2007), último álbum dos excelentes BlackSunrise. Poderoso. Ouvir os novos sons de "Engulf the World in Frozen Flames" . Metal www.blacksunriseband.com blacksunrise@mail.com