Avançar para o conteúdo principal

100 PALAVRAS & MAIS ALGUMAS|Lojas de música digital...nacionais!


Vamos lá às compras!
Passado o rebuliço lançado há semanas em volta dos temas da pirataria, o que mudou no universo da venda digital nacional? Alguns dias após a MTV ter lançado o serviço Urge, loja destinada a concorrer com o gigante iTunes, lembrei-me de espreitar - fugazmente, admito - como se movimentam as lojas portugueses nesta 'guerra'; que novidades encerram? que música portuguesa vendem? que vantagens para o consumidor?
Não são muitas as lojas nacionais de venda de música em formato digital, é certo, no entanto e de uma forma muito genérica, as respostas às questões anteriores poderiam ser simplificadas em 'nenhumas', 'pouca e óbvia', 'algumas mas poucas'. Junte-se a esta conclusão - genérica, repito - uma navegação nem sempre muito fácil; confusa até e pouco clara.
Adiante. Ignore-se o negócio fluorescente e mais vulgarizado dos 'ringtones' - em termos de mercado, nada ignorável - e centremo-nos genericamente no que têm para oferecer as poucas lojas online nacionais de venda de música digital; assim de repente, apenas duas: a MusicaOnline e a Sapo Música.
De modo geral, não são grandes as novidades nem especialmente inovadoras, tomando o portal do Sapo ainda assim a dianteira. Outro aspecto central - muito central - é a oferta, isto é, a pouquíssima e pouco original oferta de música nacional - principalmente na MusicaOnline - geralmente recambiada dos catálogos das grandes editoras - nada que não se encontre em qualquer discoteca. Nada de especialmente atractivo. No fim, o preço; não é uma análise muito fácil, no entanto, sendo muitas vezes fixo quer o preço por faixa quer o preço do disco na sua totalidade, a maior vantagem surge invariavelmente associada ao número de faixas que o compõem - um pouco absurdo mas é verdade. Basicamente, quanto maior for o disco mais compensará; havendo obviamente algumas variações de preço e comparando as duas lojas, estas optam por filosofias algo diferentes: o Sapo tem as faixas mais baratas que o álbum completo, enquanto a MúsicaOnline opta por ter o disco completo mais barato que as faixas. Quando comparado com o preço do CD propriamente dito e sendo muitas vezes mais barato - nem sempre, esta não é uma diferença que definitivamente me convença; pela oferta, pelo preço.
Antes de fechar a tasca, onde anda a Disconnet? a loja da Transformadores infelizmente por inaugurar há muitos meses.
Enfim, não comprei nada.


Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas