Avançar para o conteúdo principal

RECORDAÇÕES|"Guitarra Portuguesa" - Carlos Paredes


...não há palavras, apenas o sussurro vibrante emanado daquelas cordas acariciadas com a mestria...


Peguei hoje numa das mais notáveis peças da história da música portuguesa. Peguei, ouvi, voltei a ouvir como se da primeira vez se tratasse...como se de um grande amor se tratasse, extremo, sincero, eternamente belo.
E ouvi, várias vezes, sem conta, aquela guitarra livre e sentida, despregada de amarras estéticas, ideológicas, temporais, qual manto sonoro esvoaçante num estilo único, inovador e incomparável.
É absolutamente arrepiante...Paredes respira inspiração, sonha o movimento dos dedos e a obra...nasce...cresce...absorve-nos...

- Assombroso, adj., que causa assombro; admirável, maravilhoso, espantoso.
- Brilhante: adj. 2 gén., que brilha; fig., pomposo, sumptuoso; notável; próspero; s. m., diamante que tem plana a parte superior, facetados os lados e a parte inferior.
- Memorável: adj. 2 gén., digno de ficar na memória; por ext. notável; célebre.
- Admirável: do Lat. admirabile; adj. 2 gén., que causa admiração; digno de ser admirado; fig., excelente, óptimo.
- Excepcional: adj. 2 gén., em que há excepção; anormal; extraordinário; excêntrico;singular.
- Belo: do Lat. bellu; adj., que tem formosura, harmonia, perfeição; bonito, lindo; que agrada aos olhos, que desperta agradavelmente os sentidos; bem feito, bem acabado, bem construído; esplêndido; magnífico; óptimo; excelente; importante; considerável; que apraz à inteligência e ao coração como obra de arte; generoso; elevado; nobre; s. m., perfeição, o que eleva o espírito; o que causa admiração e agrado; interj., muito bem!. (Fonte: Língua Portuguesa On-Line)

E não chega...porque parcas são as palavras que por si tentam explicar a genialidade do homem e da sua arte feita música, verdadeira. Aqui não há palavras, apenas o sussurro vibrante emanado daquelas cordas acariciadas com a mestria de quem sabe, de quem sente...de quem vive para sempre.


"Guitarra Portuguesa" - Carlos Paredes (1967/Ed.VC/Reed.2003/EMI-VC)

01 Variações em Ré maior
02 Porto Santo
03 Fantasia
04 Melodia nº 2
05 Dança
06 Canção verdes anos (Do filme "Os verdes anos")
07 Divertimento
08 Romance nº 1
09 Romance nº 2
10 Pantomima
11 Melodia nº 1

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas