Avançar para o conteúdo principal

CRÍTICA"Sede" - Jorge Cruz


"o mundo gemente
já nem se lembra de mim
eu estou tão diferente
que até dá vontade de rir
e nada me diz
que eu vá sair daqui
na terra onde o sol se põe
com tons de rubi
até os cães a ladrar
me lembram de ti"
(in "balada da sede")

Assim começa.
Gosto de discos simples, feito de canções simples, simplesmente belas. Discos onde palavra se enrosca nas notas com um fim certo, o fim de contar uma história. A nossa história. "Sede" conta nove histórias, simples, pessoais, quase sempre tristes, muito pessoais; canções próprias de alguém num constante diálogo com a guitarra, com a vida.
O álbum "Sede" é um disco marcadamente acústico que conta com a participação de vários convidados (André Indiana, Hugo Correia (Fadomorse), Carl Minnemann (André Indiana), Alexandre Mano (Superego), Nuno Reis (Nu Naked Soundz, Cool Hipnoise, Ena Pá 2000) que vêm conferir ao disco mais cor e alguma profundidade sonora, nunca se perdendo no entanto, toda a forma da voz, da palavra e do som acústico da guitarra, como elementos motrizes de uma mensagem chorada, compassadamente gritada e em revolta. Interior. É um disco sobre o amor, o bom o mau, o certo o incerto, a procura a desilusão; não se fazem muitos discos onde a palavra tenha a força como tem neste "Sede"; como tem neste e teve noutros discos de Jorge Cruz (com os Superego e como O Pequeno Aquiles).
É um disco cantado com tristeza, apaixonado, feito de amores errantes, difíceis, marcados pela amargura da desilusão, cantado como a vida. Com altos e baixos. Acima de tudo é um disco honesto, não é um disco perfeito mas é um disco coerente no seu objectivo, sincero na sua mensagem.
"Fado de uma rua qualquer" é fascinante...

"Sede" - Jorge Cruz (2004/Nortesul)

01 Balada da sede
02 Lua no meio
03 Adriana
04 Fado de uma rua qualquer
05 Perdas e danos
06 Setembro, 18
07 Canção da tua rua
08 Brincar com fogo
09 Roupas (parte 2)

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas