Avançar para o conteúdo principal

CRÍTICA"Redra Ändra Endre De Fase" - Samuel Jerónimo


"Trata-se de um trabalho musical elaborado em computador, com base em notação e formulação matemática, para piano instrumentos de baqueta e electrónicas.
São aqui amplamente explorados esquemas e sistemas rítmicos, jogos temporais e efeitos electroacústicos produzidos artificialmente.
Trata-se da edição da Thisco de maior expressão contemporânea dita erudita."
Reza assim em http://jeronimosamuel.no.sapo.pt e já muito está dito.

Como obra erudita que é, "Redra Ändra Endre De Fase" não é de fácil assimilação. Não é uma obra comum. É uma singular experiência musical, sonoramente emotiva e feita de 3 actos baseada em conjuntos rítmicos em grande alternância, sonora na sua generalidade, instrumental e emocial na sua especificidade. É um disco feito de diálogos instrumentais, às vezes um monólogo...
Redra
É um acto longo, meia hora se passa entretanto...
São 33 minutos de mudança, de diálogos internos entre instrumentos, entre funções, entre diversas personagens que vão surgindo e desaparecendo de cena. Há um crescendo, um contínuo evoluir da figura que nos presenteia com a sua mensagem, fundamentada em pequenos momentos repetitivos. Celestiais.
Há a personagem de um piano a impor-se aos demais num ritmo alucinante, como uma figura paternal que orienta, organiza e impera na maior parte do tempo mas que não resolve o tema. Até que no último terço do mesmo, nova personagem surge para amenizar a contenda, qual figura maternal, que no seu tom celestial nos embala pela narrativa sonora até quase ao fim. Redra não acaba sem o piano se voltar a impor e a outra responder.
Ändra
Há uma repetição que se mantém tal e qual a corrente sanguínea que se esvai pelas veias adentro e vai dando sinais electrónicos da sua passagem. Assim, como pontos eléctricos que se vão acendendo e apagando num tempo matematicamente contado. Por alguns minutos. Até que entra nova personagem, mais serena, altiva, como que acompanhada pelo vento por forma a levar-nos para um qualquer deserto. O diálogo acalma. Entramos num ambiente de paz, progressivamente a chamar pelo terceiro elemento desta história. Então entram as teclas do piano como que nervosamente a tentar resolver o problema, em resposta, novamente, até que...de novo sob um ambiente etéreo o acto se finaliza.
Endre De Fase
Som feito a compasso, num piano que vai macerando as notas, numa mutação constante de um tema que tem tanto de repetitivo como nada. É estranhíssima a forma como a música se vai construindo sobre uma forma repetitiva e desconstruindo num resultado final tão longínquo e diferenciado desse acto de repetição especialmente, pela forma como uma nota se transfigura atrás da outra.
Não é fácil. Deve ser analisado pelo seu carácter singular.

"Redra Ändra Endre De Fase" - Samuel Jerónimo (2004/This.co)

01 Redra
02 Ändra
03 Endre De Fase

Sítio: jeronimosamuel.no.sapo.pt

Mensagens populares deste blogue

AVISOS À NAVEGAÇÃO|http://a-trompa.net

A trompa morreu, a trompa renasceu! O blogue a trompa tem uma casa nova; mais arrumada, sem blogspot e com algumas novidades. Agora integrado na rede de blogs nacionais, TubarãoEsquilo, aumenta também a esperança de poder levar a música portuguesa a públicos mais diversificados. Foi um fim-de-semana intenso mas ela aí está, a nova trompa, com todos os seus 6.675 posts: http://a-trompa.net - agora, façam o favor de actualizar os vossos links! http://a-trompa.net

EM SÍNTESE|"Fellatrix Discordia Pantokrator" - Filii Nigrantium Infernalium

Pensei; Dia da Criança, Dia da Criança...lá está, é dia de Filii Nigrantium Infernalium; andava há dias a pensar em trazê-los de volta! " Os FILII NIGRANTIUM INFERNALIUM são uma banda de ANARKO BLACK-METAL SATÂNICO, criado fora de qualquer rebanho, deus ou pátria que seja, tumulares e em QUEDA rápida rumo à grande vala " ( 1 ). Pois. Longe vão os tempos da maqueta “Os Métodos do Pentagrama” (1993); em "Fellatrix Discordia Pantokrator", os Filii Nigrantium Infernalium de Belathauzer (voz e guitarra), Andremon (voz e guitarra), Helregni (baixo) e Gorg (bateria), banda formada em 1991, oferecem-nos um documento interessante. Não é um documento de consumo imediato, naturalmente, mas um documento muito interessante. Composto por 9 temas do mais obscuro death metal , "Fellatrix Discordia Pantokrator" é marcado igualmente - e positivamente - por utilizar o português como forma de expressão - "Bordel no Éden", "Morte Geométrica", "Cães de...
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com