Avançar para o conteúdo principal

OLHARES|"Abertura" - Lupanar


Há dias assim, há discos assim...
Os Lupanar chegaram para nos surpreender; pelo sol, pela alegria, pela festa que emanam, pela luz. 2005 já merecia um disco assim, que não sendo o melhor - pessoalmente -, é sem dúvida um dos mais felizes. Sim, é disto que falo, da felicidade. "Abertura", assim se chama o álbum de estreia dos Lupanar (Tiago Rebelo na bateria, Ana Bacalhau na voz, Dídio Pestana na guitarra, Jan Peuckert no acordeão, Gonçalo Tocha na viola e Zé Pedro Leitão no contrabaixo).
Desta forma simples falamos da abertura de novas fronteiras, novas formas de fazer arte, de emanar paixão, de criar, de cantar e pensar, sempre em português. Há em "Abertura" uma riqueza lírica. Há, é preciso dizê-lo. Depois de 2001, data de nascimento desta criatura de estilo "bordel artístico-musical" - como os próprios se auto-intitulam - , os Lupanar tiveram como pontos altos da sua carreira, o 3º lugar na final do Termómetro Unplugged e a participação no aclamado CD de homenagem a Carlos Paredes, "Movimentos Perpétuos".
Por outro lado, é um disco estranho à audição inicial, admito. Naturalmente só lhe posso aconselhar que se tal lhe acontecer, não desista!
"Abertura" é um dos discos mais frescos e extrovertidos surgidos nos últimos tempos cá pelo burgo, especialmente pela inventividade geral, pela originalidade das letras e dos arranjos, pela assunção de um risco, de peito aberto, o risco da criatividade. Os Lupanar criaram um universo próprio, onde as barreiras estilistas se vão esboroando a cada tema, ora mais pop, ora mais rock, ora mais tradicional, ora mais jazz, até mais fado, numa fusão de estilos em constante experimentação. Também aqui o universo Lupanar é apaixonante, tal a forma - em catadupa - como somos surpreendidos a cada tema que passa, pela forma experimental como nos experimentam. Muita coisa se subverte neste "Abertura", principalmente na canção e na estrutura que a sustém, até com isso os Lupanar brincam para nosso gáudio. Mas há música, diferente, feita de melodias em constante contorcer sonoro; custa a entrar mas quando o faz, fica. Lupanar, fica na retina.
São 13 temas de uma versatilidade acentuada, de estímulos variados e bem fundados nos melhores e históricos exemplos da pop portuguesa mais criativa, com especial relevo para uns Mler ife Dada, obviamente. Depois temos Ana Bacalau, na voz...emoção a rodos.
Em "Abertura" nada surge por acaso, tudo é feito pelo prazer...de o fazer, de o oferecer...
Cá deste lado...Obrigado.


"Abertura" - Lupanar (2005/Ed. Autor)

01 Beijo frito
02 Ritmor
03 Roubadores
04 Contrabasse
05 Canção de Nanar
06 Escapa-nos o Tempo
07 Canção da Pêga
08 Caballondear
09 Rotalino Kino
10 Trilogia
11 Éstufado
12 Filhos de Lis
13 Bífido Cadillac

Pop
www.lupanar.org
Loja Lupanar

Mensagens populares deste blogue

AGENDA|a Jigsaw

...são as últimas cartas de 2007; hoje , na Galeria do Desassossego em Beja. [ D ] Ouvir alguns sons do novo álbum "Letters From the Boatman" . Folk/Blues/Indie
DESTAQUE Festival Benquerença 2004 RockFestival Benquerença 2004 de 23 a 25 de Julho. " O Festival 'Benquerença 2004' pretende ser , em primeiro lugar, um evento cultural na Freguesia de Benquerença, Concelho de Penamacor, e uma referência em termos da Beira Interior" . O grande evento irá decorrer na Praia Fluvial de Benquerença, zona de lazer fantástica do concelho de Penamacor. Diz quem sabe que o espaço está a ficar belíssimo (há uma galeria no sítio do festival a prová-lo). O cartaz promete: há Blasted Mechanism, há Moonspell, há Toranja, há festa garantida. Dia 23 Julho - Painted Black - Micro - Tara Perdida - Blasted Mechanism Dia 24 Julho - Moços do Adro - Hidance - Toranja - Dr. Feelgood (UK) Dia 25 Julho - Omited GR - Last Hope - Mata Ratos - Moonspell Sítio: www.benquerenca.com

EM CARTAZ|Undertone

Ouvir alguns sons de Undertone Rock/Indie undertone.com.pt www.myspace.com/artesassociadas